Conferência Municipal de Cultura debate propostas para o setor

20/10/2023 22:19
Divulgação/SMCEC/PMPA
Cultura e Economia Criativa
Evento encerra-se neste domingo no Centro Municipal de Cultura

Foi aberta nesta sexta feira a 12ª Conferência Municipal de Cultura. Desde às 18h o Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues, começou a receber os primeiros participantes para o trabalho de recepção e credenciamento. Às 19h, foi formada a mesa de abertura com a participação do secretario de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, do secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, do coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben de Oliveira, representado a Secretaria Estadual de Cultura, a presidente do Conselho Municipal de Cultura Rozane Dal Sasso e pela deputada estadual Sofia Cavedon e pela deputada federal Maria do Rosário. 

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, enfatizou que chegar a 12ª edição da Conferência, por si só, define a vocação da cidade para a cultura pois os fazedores de cultura vivem nas cidades. "Acredito que todos nós devemos nos transformar em defensores das parcerias entre as esferas de governo, para fortalecer e consolidar a cultura nos vários espaços da cidade", complementou Henry Ventura. O secretário lembrou, ainda, os investimentos da atual gestão, simbolizados nos editais do Fumproarte - Fundo Municipal de Apoio a Produção Artística e Cultural que chegou a casa dos R$5.8 milhões em diversas frentes de apoio.

Para o secretário Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares dos Santos, o mais importante nesta fase é consolidar e fortalecer os sistemas de cultura, municipais, estaduais e federal, para poder investir, de fato, em quem produz Cultura. "É preciso construir as novas políticas culturais como politicas de estado e não de governo", explicou o secretário. 

Após a abertura solene foi instalada a primeira mesa técnica da 12ª Confeência para debter a demobracia e o direito à cultura. participaram do painel o professor e Dr. em Sociologia pela UFRGS e professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Fernando de Gonçalves, o professor e Mestre pela UFRGS em Artes Cênicas, Hamilton Braga, a coordenadora de Economia Solidária da Secretaria de Estado da Cultura, Ana Fagundes e o Secretário-Executivo do Ministério da Cultura Márcio Tavares. A mediação foi da presidente do conselho Municipal de Cultura Rozane Dal Sasso e do secretário-adjunto de cultura e Economia Criativa, Clovis André que ratificou o compromisso da atual administração na ampliação do investimento nos diversos segmentos culturais da cidade.

O encerramento do primeiro dia da Conferência, foi com o momento cultural a cargo do grupo Os Lucianos. A 12ª conferência Municipal de Cultura continua neste sábado, 21, com a seguinte programação:

9h – 9h30 - Aprovação do regimento interno 
9h30 às 12h - início da discussão dos eixos temáticos (grupos/debates- nas salas individuais)
12h até 13h30 – Almoço
13h30 – finalização da discussão dos eixos 
16h – Plenária final para discussão de propostas e homologação dos delegados para a Conferencia Estadual
18h – Encerramento 
 

Cleber Saydelles

Gilmar Martins