Coordenação de Artes Visuais estreia mostra inédita

25/06/2021 18:35
Divulgação / SMC / PMPA
Mostra A Arte Pode Ser Eu? exibe obras doadas pelo colecionador Luiz Inácio de Medeiros
Mostra reúne nove gravuras, três desenhos, duas pinturas, duas esculturas e uma tapeçaria

A exposição A Arte Pode Ser Eu? no Paço dos Açorianos, foi aberta nesta sexta-feira, 25. A mostra exibe o conjunto de obras doadas pelo advogado, executivo, gestor e colecionador Luiz Inácio de Medeiros para a Pinacoteca Aldo Locatelli. Destaca-se a variedade de estilos do conjunto que, entre 2015 e 2020, o colecionador repassou para o acervo da Prefeitura de Porto Alegre. A mostra reúne nove gravuras, três desenhos, duas pinturas, duas esculturas e uma tapeçaria – esta última com grandes dimensões.

As obras de arte são assinadas por brasileiros, argentinos, poloneses, japoneses, franceses e por um húngaro naturalizado americano. Luiz Inácio tinha interesse nas diferentes linguagens, estilos, técnicas e temáticas. Acima de tudo, seu olhar apurado apreendeu novas estéticas e as trouxe à cidade natal, sem descuidar do que era produzido em Porto Alegre, onde permaneceu até o final da vida. Datadas do século XIX até 2003, as obras transitam do figurativo de matriz expressionista, como a pintura de Maria Lídia Magliani ou o desenho de Babinski, até peças abstratas, como a gravura de Lapinski ou a tapeçaria de Carla Obino.  O conjunto aponta o trajeto do colecionador - um personagem fundamental para a compreensão do sistema das artes em Porto Alegre nas últimas décadas.

O porto-alegrense Luiz Inácio Franco de Medeiros (1943-2021) foi um homem que imprimiu a sua marca onde atuou, seja no meio empresarial ou cultural, onde ficou conhecido por gestões decisivas e inovadoras como diretor do Margs e, posteriormente, do Museu Julio de Castilhos. Foi o primeiro museólogo registrado no Conselho Regional de Museologia e, também, o primeiro presidente. Pela sua atuação, foi agraciado em 2010 com a Medalha do Mérito Museológico pelo Conselho Federal de Museologia.

Foi um dos grandes doadores de obras para o Julio de Castilhos e para a Pinacoteca Aldo Locatelli, (chegando a quase 20 obras para a pinacoteca). Em 2016, participou ativamente da fundação da Associação de Amigos das Pinacotecas de Porto Alegre, sendo conselheiro da entidade por duas gestões.

A mostra pode ser visitada até 20 de agosto, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h.  O agendamento de grupos com até cinco pessoas é pelo e-mail no acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo fone (51) 3289-3735. Sem agendamento, será respeitada a capacidade de cinco pessoas, por horário. Se outro grupo já estiver agendado, a espera é no lado externo do prédio e o tempo máximo de visitação será de 1h30.

 

Mariana Bertolucci

Gilmar Martins