Corte do Carnaval visita escolas de samba e faz ação social
A Corte do Carnaval irá participar na noite desta quinta-feira, 23, às 21h, do ensaio da Escola de Samba Fidalgos e Aristocratas. Desde a Descida da Borges, evento que deu a largada para os festejos carnavalescos 2023 em Porto Alegre, em 17 de fevereiro, o Rei Momo Japa, Luiz Pablo Gawlinski (União da Vila do IAPI); a rainha Virginia Santos (Gres – Filhos de Maria); a primeira princesa, Andriele Brum (União da Vila do IAPI) e a segunda princesa Bruna Campos (Fidalgos e Aristocratas) estão visitando as agremiações carnavalescas.
Até agora já foram a 12 escolas. A intenção é prestigiar o trabalho que elas estão desenvolvendo para proporcionar ao público um belo espetáculo nos desfiles dos dias 3 e 4 de março. O Rei Momo diz que a expectativa para o Carnaval deste ano é grande. “Pelo que temos visto nas quadras, acredito que irá representar o retorno dos áureos tempos da festividade na Capital”, afirma.
A rainha Virginia também avalia que o Carnaval está renascendo. “Fazer parte da corte é um sentimento indescritível. E nós contamos com a presença de toda comunidade carnavalesca lá no sambódromo”, acentua. A princesa Andriele lembra o público que retirou ingressos gratuitos de que é possível fazer a doação de um ou dois quilos de alimentos não-perecíveis para serem distribuídos às próprias comunidades carnavalescas. “É só levar os produtos para a avenida que eles serão recolhidos lá mesmo”, explica.
Lanche – Neste sábado, 25, às 15h, a Corte do Carnaval estará promovendo uma ação social no Complexo Cultural do Porto Seco. O Rei Momo irá distribuir cachorros-quentes e refrigerantes, gratuitamente, com a parceria de algumas escolas. Segundo Japa, a ideia é valorizar as pessoas que trabalham nos barracões do complexo cultural, como aderecistas e carnavalescos, que ficam vários dias montando as fantasias e os carros alegóricos.
Lissandra Mendonça