Cultura abre inscrições para Açorianos de Literatura

11/02/2020 11:42
Luciano Lanes/PMPA
CULTURA
Vencedores da 25ª edição foram conhecidos em cerimônia no Renascença

As inscrições para a 26 ª edição do Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil começaram nesta terça-feira, 11. Podem participar livros literários, de ensaios ou em categoria especial, editados por autor nascido ou residente em Porto Alegre e/ou editora porto-alegrense. Concorrem as obras com primeira edição desde janeiro de 2018 até dezembro de 2019, condicionados a uma inscrição prévia e desde que não tenham sido inscritos em qualquer das edições anteriores do prêmio. 

A Coordenação do Livro e Literatura (CLL) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe as inscrições até 31 de março, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 12h e das 14h às 18h, na avenida Erico Verissimo, nº. 307 - Menino Deus, mediante preenchimento da ficha de inscrição em anexo no edital e entrega de sete exemplares do livro. Para as inscrições enviadas pelo Correio, vale a data do carimbo da postagem na agência. O edital completo está à disposição dos participantes junto à Coordenação do Livro e Literatura, na página da Secretaria da Cultura, aba Editais e na página do Facebook Coordenação do Livro.

Acesse aqui o Edital Completo.

Criado pelo artista plástico Xico Stockinger, o troféu Açorianos de Literatura será concedido a critério dos Júris Específicos e do Júri Final às melhores obras entre as inscritas. A exceção é para a categoria Destaques Literários, para a qual não há inscrição prévia, nas categorias: infantil, infantojuvenil, poema, conto, crônica, narrativa longa (ficção: romance ou novela), ensaio de literatura/humanidades e especial. Entre os vencedores das categorias, será indicado o Livro do Ano, e ainda poderão ser premiados os Destaques Literários.

Os Destaques poderão ser conferidos a livrarias, editoras, projetos de incentivo e divulgação do livro e da leitura, veículos de comunicação (jornais, revistas, TV’s, rádios, sites, blogs, páginas de Facebook, etc), conforme indicação espontânea dos júris. A divulgação dos vencedores será realizada no evento Noite do Livro, que ocorrerá no primeiro semestre do ano.

Cronograma
Inscrições: de 11 de fevereiro a 31 de março
Avaliação e seleção das obras finalistas: de 1º de abril a 25 de maio
Divulgação das obras finalistas: a partir de 10 de junho
Seleção das obras vencedoras: segunda quinzena de junho
Cerimônia de entrega dos prêmios: a partir da segudna quinzena do mês de junho, em data a ser definida pela SMC.

Outras informações
Coordenação do Livro e Literatura
Avenida Erico Verissimo 307 - bairro Menino Deus
(51) 3289-8052 | 3289-8072
cll@smc.prefpoa.com.br
coordenacaodolivro.blogspot.com

 

Paulo Beccon

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes