Cultura lamenta incêndio no Museu Nacional

03/09/2018 13:17

A Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre acompanha com imensa tristeza as notícias sobre o incêndio no Museu Nacional. A instituição fundada em 1818 por Dom João VI foi instalada em 1892 no antigo Palácio Imperial de São Cristóvão. O museu se encontra na Quinta da Boa Vista, que abriga igualmente um excepcional jardim botânico de 40 hectares. Atualmente, era administrada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tinha como principais caraterísticas e pesquisa acadêmica e científica. 

"Compartilhamos com todos do sentimento de perda histórica irreparável à memória nacional", solidariza-se o Secretário Municipal da Cultura, Luciano Alabarse. 

Seu acervo, especializado em história natural, abrigava, entre outras peças, o fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil, batizado de “Luzia”, descoberto em 1974, em Minas Gerais. 

Na noite deste domingo, 2, um incêndio de grades proporções destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona Norte do Rio de Janeiro. 

 

Denise Righi