Curta na Cinemateca e Tinta Bruta entram em cartaz

13/12/2018 08:44

No domingo, 16, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta A Sessão Distruktur, na última edição do projeto Curta na Cinemateca de 2018. Serão apresentados quatro filmes realizados por Melissa Dullius e Gustavo Jahn. Os diretores conversam com o público após a sessão. A entrada é franca. O sucesso gaúcho Tinta Bruta, de Márcio Reolon e Filipe Matzembacher, tambem ganha sessões nos dias 13, 14, 18 e 19 de dezembro. O valor do ingresso é R$ 10, com meia-entrada para estudantes e idosos.

O Sul-Coreano Em Chamas, de Lee Chang-dong, vencedor do prêmio da crítica do Festival de Cannes de 2018, entra em cartaz na quinta-feira, 13 de dezembro. Torre. Um Dia Brilhante, de Jagoda Szelc, e A Misteriosa Morte de Pérola, de Guto Parente e Ticiana Augusto Lima, ganham mais exibições durante a semana. O valor do ingresso é R$ 16, com meia-entrada para estudantes e idosos. 

Curta na Cinemateca - Distruktor
Movendo-se através das fronteiras entre arte e cinema, experimental e narrativo, fotografia e imagem em movimento, Melissa Dullius & Gustavo Jahn exploram diferentes níveis da experiência sensorial e intelectual. Desestabilizam as noções do real e do imaginário ao mesmo tempo em que fundem as camadas de passado, presente e futuro. Deslocamento e transposição acontecem como estratégias para produzir transformações, e as narrativas instáveis a que dão vazão sugerem que há muitas outras maneiras de comunicação além das normalmente conhecidas. 

Combinando ficção com arquivo pessoal, reorganizam fantasticamente símbolos de diversas eras e lugares, denotando as veias profundas que unem os indivíduos e as culturas que os formam. Começaram a fazer filmes em Porto Alegre no ano 2000, primeiro em Super 8 e depois em 16mm. Depois dos dois diretores se mudarem para Berlim, em 2006, e se juntaram ao grupo fundador do coletivo LaborBerlin, passaram a incorporar práticas experimentais de filmagem e revelação analógicas ao seu processo criativo. Além de conceber e produzir imagens em movimento, também trabalham como atores, músicos e técnicos de laboratório de cinema, realizando grande parte da pós-produção dos seus filmes. Seus trabalhos tomam forma como filmes, instalações, filmes/performance, fotografias, textos e materiais gráficos.

Bloco 1

El Meraya - Egito/Brasil/Alemanha, 2018, cor/P&B, sonoro, 19min, 16mm transf. para vídeo 
A máquina do tempo funciona sobrepondo enigmas, materializando o passado e projetando o futuro. Todas as imagens, anteriores e posteriores, encontram-se para sempre impressas, como os fotogramas em um rolo de filme. 

No Coração do Viajante - Lituânia/Alemanha/Brasil, 2013, cor, sonoro, 20min, 16mm transf. para vídeo 
Um viajante que leva consigo apenas o necessário adentra uma paisagem desconhecida onde é assombrado pela solidão e pela natureza selvagem. O seu duplo, o guardião do seu coração, acabará por destruí-lo ao fundir-se com ele. (Projeto comissionado pelo Contemporary Art Centre Vilnius, com o apoio da Nida Art Colony e do Goethe-Institut-Vilnius. Estreou em abril de 2013 na forma de instalação, uma projeção dupla, na exposição Ritual Room, no CAC Vilnius).

Bloco 2 

Triangulum -  Egito/Alemanha/Brasil, 2008, cor/P&B, sonoro, 22min,16mm transf. para vídeo 
Um trio à beira do abismo encontra o destino, personificado em uma jovem mulher. São transportados para uma metrópole oriental onde o acaso irá conduzir cada um deles para uma jornada pessoal. Em movimento perpétuo, paranoicos, eles avançam em busca do equilíbrio. 

Éternau - Brasil, 2006, cor, sonoro, 21min,16mm transf. para vídeo 
Viajando por terra, mar e através do espaço-tempo em busca de riquezas e belezas, os extravagantes Arqueólogos Mercenários invadiram os limites do jardim ancestral, causando o descompasso do céu e do mar.

Horários e sessões de 13 a 19 de dezembro

Quinta-feira, 13
14h – Torre. Um Dia Brilhante
16h – Tinta Bruta 
18h30 – Rafiki (Mostra de Cinemas Africanos)
20h30 – Em Chamas

Sexta-feira, 14 
14h – Torre. Um Dia Brilhante
16h – Tinta Bruta 
18h30 – No Rtmo do Antonov (Mostra de Cinemas Africanos)
20h30 – Em Chamas

Sábado, 15
14h – A Misteriosa Morte de Pérola
15h45 – Programa de curtas: parceria FestiFrance (Mostra de Cinemas Africanos)
18h – Martha & Niki (Mostra de Cinemas Africanos)
20h30 – Em Chamas

Domingo, 16
14h - Programa de curtas: filmes de Ekwa Msangi + Árvore sem frutos (Mostra de Cinemas Africanos)
16h - M de Menino (Mostra de Cinemas Africanos)
18h – Curta na Cinemateca: Sessão Distruktur
20h30 – Em Chamas

Terça-feira, 18
14h - Torre. Um Dia Brilhante
16h – Tinta Bruta
18h - 14ª Mostra Unisinos de Cinema (Documentários e Animações)
20h - 14ª Mostra Unisinos de Cinema (Ficção 1)

Quarta-feira, 19
14h – A Misteriosa Morte de Pérola
16h – Tinta Bruta
18h - 14ª Mostra Unisinos de Cinema (Ficção 2)
20h - 14ª Mostra Unisinos de Cinema (Ficção 3)  

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil