Decoração do Natal Alegre 2019 ganha forma

20/11/2019 12:56
SMC / PMPA
CULTURA
Papais Noéis vão integrar o Noel Parade

Os dez Papais Noéis com quatro metros de altura e as oito árvores com mais de 4,5 metros de altura, símbolos centrais do Natal Alegre 2019, estão em estágio avançado de produção. A decoração será inaugurada em 2 de dezembro, durante a festa Natal Inclusivo, no Centro Municipal de Cultura (av. Erico Verissimo, 307). Com mais de 70 atividades gratuitas em várias regiões da Capital, o Natal Alegre busca resgatar o espírito natalino na cidade. 

Uma equipe de 30 serralheiros, escultores e decoradores trabalham em ritmo acelerado para finalizar os Papais Noéis e as árvores. A empresa responsável é a Flush Produções, que tem em seu portfólio grandes produções como as cenografias dos espetáculos Nativitaten e Eu Sou Maria, do Natal Luz de Gramado, além de diversas decorações temáticas urbanas e dos carros alegóricos do Grande Desfile do evento.

Os Papais Noéis vão integrar o Noel Parade. Eles serão customizados no dia 2 de dezembro, durante o evento Natal Inclusivo, e depois serão exibidos na orla. A customização será feita por artistas convidados. Participam Lilian Maus, Letícia Lopes, Aloízio Pedersen, Andressa Lawisch, Carla Bart, Motu, Hô Monteiro, além de três alunos do Atelier Livre Xico Stocinkger da Secretaria Municipal da Cultura.

Já as oito árvores seguirão quatro temáticas: tradicional, religiosa, doces natalinos e lúdica. Mais de quatro toneladas de materiais estão sendo utilizadas na produção. As árvores serão distribuídas em diferentes regiões da Capital: Esplanada da Restinga, Antônio de Carvalho com Bento Gonçalves, Rótula das avenidas Loureiro da Silva com João Goulart, Triângulo da Assis Brasil, Rótula das avenidas Protásio Alves e Carlos Gomes, Ipiranga com Silva Só, Rótula do Papa e Praça Montevidéu. 

O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, comemora o andamento dos trabalhos. “Em breve, Porto Alegre

SMC / PMPA
CULTURA
Estruturas serão customizadas em 2 de dezembro

receberá o espírito natalino, representado por seus símbolos mais importantes. O resultado do trabalho vai emocionar e resgatar o significado dessa época tão especial”, conclui Alabarse.  

Serão realizados quatro Cortejos Natalinos, com 15 Papais Noéis e 15 Mamães Noéis, que passarão pelo Mercado Público, rua Padre Chagas, Praça México, no bairro Rubem Berta, e na Esquina Democrática do Centro Histórico.

O Largo dos Açorianos, recém-entregue à população revitalizado, receberá o Caminhos das Estrelas, que irá enfeitar a Ponte dos Açorianos. O projeto é patrocinado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS). Outros espaços emblemáticos da Capital estão incluídos na festa. Para 10 a 29 de dezembro, está programado o Natal na Redenção, com espaços totalmente repaginados para receber todos aqueles que quiserem confraternizar. Entre as atrações estão o chafariz de águas dançantes, a árvore de Natal gigante, com 20 metros, a casa do Papai Noel, playgrounds para a criançada e decoração natalina nos principais pontos do local. O Natal na Redenção tem o patrocínio de Tri Legal, Cyrela e Motormac. A produção é da Best Entretenimento. 

Música - Diversos shows estão programados para as salas do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, que também trazem a marca da inclusão, com a Magia Inclusiva do Natal. Outro ponto alto da programação musical será o show de Michel Teló, que se apresenta na Redenção em 15 de dezembro, às 18h, com patrocínio do Sistema Fecomércio RS/Sesc. 

Das janelas de dois casarões do século 19, a Pinacoteca Ruben Berta e o Solar dos Câmara, situados frente a um dos logradouros mais antigos de Porto Alegre, a rua Duque de Caxias, sairão as vozes afinadas do Coral Viva La Vida. O recital natalino para ser apreciado ao ar livre pela população ocorrerá no dia 16 de dezembro. 

Morro da Cruz - Já no Morro da Cruz, por iniciativa de empresários da região, será promovida, de 14 a 29 de dezembro, uma experiência inédita aos moradores: o Natal Morro da Luz. Quatro quadras de uma das principais ruas do bairro receberão iluminação e decoração natalina especiais. 

São os próprios integrantes da comunidade que estão produzindo os adereços. Para marcar a atividade, no dia 14, em palco especialmente montado, haverá um dia inteiro de celebração do Natal, com apresentações dos grupos artísticos do Morro da Cruz. A produção é da empresa Acústica Som e Luz. 

O Natal Alegre 2019 tem realização do Sindilojas POA, Secretaria Municipal da Cultura, Guarda Municipal, CDL POA, Sistema Fecomércio RS/Sesc, Shopping Total, Sindha e ACPA. Conta com apoio de Acomac, Sindicov, Fenabrave, Abrasel, Convention Bureau, Sescon-RS, Sincopeças-RS, Fetransul, Sulpetro, Aehn, Lide, Adce, Setcergs, Agas, Seprogrs e Sinepe. 

  

 

Paulo Beccon

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes