Decreto define comitê que irá elaborar Carnaval 2023 em Porto Alegre
A prefeitura publicou em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de terça-feira, 13, o decreto 21.778, instituindo o Comitê Executivo do Carnaval (Cecar). O órgão irá estabelecer as diretrizes e fará a organização, planejamento e acompanhamento das atividades. Resultado de uma construção coletiva da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) e das Ligas das Escolas de Samba, o Cecar estará à frente do conjunto das manifestações carnavalescas organizadas, de cunho festivo ou competitivo, que ocorram em logradouros públicos da cidade, na forma de escolas de samba, blocos ou de salão.
O Comitê será composto por 19 membros titulares, com uma vaga de suplência cada um. Participam representantes de secretarias municipais, do Gabinete do Prefeito, do Gabinete de Comunicação Social, da Câmara Municipal, da União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre, da União das Escolas de Samba de Porto Alegre e da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).
Os membros titulares e suplentes serão nomeados por ato do prefeito, através de portaria. O mandato será de um ano e pode haver recondução por igual período. A coordenadora do Cecar, Liliana Cardoso Duarte, destaca a importância do comitê para garantir o sucesso do Carnaval 2023. “É a construção coletiva entre o poder público e a sociedade civil, imbuídos na união de fazer a maior festa das culturas populares da Capital”, acentua.
Gilmar Martins