Encontro no Parque Harmonia alinha preparativos para o Réveillon na Orla

26/12/2022 17:26
Pedro Piegas / PMPA
Cultura e Economia Criativa
Coronel Ikeda destacou união entre poder público e iniciativa privada para garantir o evento

Representantes de vários órgãos da prefeitura e do consórcio GAM3 Parks, responsável pela administração do trecho 1 da Orla, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 26, na Casa do Gaúcho. O encontro, no Parque Harmonia, detalhou o plano operacional da festa de Réveillon dos 250 anos, que irá ocorrer na Orla do Guaíba, ao lado da Usina do Gasômetro.

Depois de dois anos sem ser realizada devido à pandemia da Covid-19, a tradicional festa pública volta a acontecer na noite do dia 31 de dezembro. O encontro deu seguimento às tratativas que tiveram início na semana passada com o objetivo da organização do trabalho conjunto. A prefeitura é apoiadora institucional do evento e a realização fica por conta da concessionária.

“As forças foram canalizadas entre o poder público e a iniciativa privada para garantir a segurança do público neste grande evento às margens do Guaíbaâ€, afirmou o Secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

Na comemoração da virada de 2022 para 2023 à beira do Guaíba estarão atuando, entre outros, fiscais, agentes de trânsito, guardas municipais, garis e profissionais da área de serviços urbanos da prefeitura – iluminação, arborização e asfaltamento - além de contratados pela GAM3. Também a Brigada Militar, bombeiros, policiais civis e equipes médicas integram a força-tarefa.

Vinicius Garcia, diretor de negócios do consórcio GAM3, disse que a expectativa é de um grande público. “Mais de 100 mil pessoas devem passar a entrada de Ano-Novo na Orla. A festa deve começar às 17h e irá até 2h. Por isso, os preparativos têm que estar adiantados para que a festa da chegada de 2023 seja divertida, com comodidade e segurança a todosâ€, afirmou.

Fiscalização – Os fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) estarão agindo, em caráter de orientação, no entorno da Arena Réveillon, para não permitir o ingresso de ambulantes irregulares dentro da área de contenção da festa.

Limpeza – De 100 a 120 garis do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estarão atuando no encerramento da festa, e 20 contêineres automatizados serão colocados na área para facilitar o recolhimento de lixo.

Serviços Urbanos – Equipes da secretaria realizam melhorias no asfaltamento das ruas em torno da Orla do Guaíba. A iluminação será revisada nesta terça, 27, e quarta-feira, 28. A secretaria dará atenção especial também à arborização da área.

Ambulâncias – Duas unidades médicas estarão no local: uma básica, e a outra avançada, com médico. Havendo necessidade, os casos serão encaminhados ao HPS.

Segurança – De forma conjunta, as forças policiais estarão mobilizadas para garantir a segurança no evento na Orla do Guaíba. Pelo planejamento operacional, serão empregados efetivos da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. No local, um posto avançado da GM, que dispõe de uma rede de câmeras de vídeo monitoramento, também auxiliará os agentes de segurança. O Centro Integrado de Comando de Porto Alegre também estará integrado na operação Réveillon.

Mobilidade Urbana - A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), estará com efetivo na região para orientar o trânsito nos pontos em que há necessidade de bloqueio para garantir a segurança viária.

A partir das 15h, haverá bloqueio na avenida Mauá a partir da rua Bento Martins e na Loureiro da Silva em frente à Câmara de Vereadores com desvio para a General Vasco Alves. A área de lazer da Edvaldo Pereira Paiva, com a Rótula das Cuias, que aos finais de semana é aberta às 19h, seguirá fechada até o fim do evento.  No transporte, haverá reforço nas linhas que circulam na madrugada.

Pontos para embarque e desembarque de táxis e de transporte por aplicativo:
- Avenida Loureiro da Silva, próximo ao prédio da Receita Federal.
- Avenida Mauá com Bento Martins.

Leia mais:

Réveillon de Porto Alegre será na Orla do Guaíba
https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/reveillon-de-porto-alegre-sera-na-orla-do-guaiba

Prefeitura mobiliza serviços para festa de Réveillon na Orla do Guaíba
https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/prefeitura-mobiliza-servicos-para-festa-de-reveillon-na-orla-do-guaiba

Ivani Schütz

Cristiano Vieira