Entrega do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas será no dia 19 de dezembro
A Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Coordenação de Artes Visuais, realiza a cerimônia de premiação do XVIII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas no dia 19 de dezembro, à s 19h, no Teatro Renascença. A premiação contemplará os destaques em 15 categorias da produção artÃstica de 2024 que contribuÃram para o fortalecimento do campo da cultura. Os vencedores receberão um troféu criado pelo artista plástico Xico Stockinger.
Será concedido o Prêmio Aquisição, no valor de R$ 10 mil ao(à ) artista contemplado(a) na categoria Artista pela Trajetória nas Artes. O Prêmio Aquisição prevê a compra de uma ou mais obras para integrar o acervo artÃstico municipal.
Durante a cerimônia, também serão anunciados os prêmios especiais do júri e os reconhecimentos concedidos por parceiros: o Prêmio Jovem Curador(a), oferecido pela Aliança Francesa de Porto Alegre, com uma viagem (passagens aéreas de ida e volta) para Paris; e o Prêmio de Residência ArtÃstica no Ateliê de Gravura, ofertado pela Fundação Iberê.
Homenagem – O artista homenageado desta edição é Carlos Tenius. Nascido em Porto Alegre em 1939, foi professor de Escultura até 1993 e levou sua obra a diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Viveu em Paris, mas foi na capital gaúcha que recebeu a Comenda Pedro Weingärtner e participou de mostras marcantes, como Porto 230 (2002) e Acervo em movimento (2019). Seu legado é vasto, e sua obra mais emblemática — o Monumento aos Açorianos — permanece como um dos sÃmbolos mais reconhecidos de Porto Alegre e da força da arte pública.
A Comissão de Seleção e de Premiação foi composta por: Daisy Viola, Luiz Mariano Figueira, Carina Dias, Flavya Mutran, Laura Cattani, Marco Antonio Filho e Rosane Vargas.
A lista completa de indicações pode ser conferida aqui.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Lissandra Mendonça