Exposição Beleza escondida recebe palestra sobre obra de arte pública

15/12/2022 08:47

Nesta quinta-feira, 15, a partir das 17h, arquitetos, artistas, urbanistas, estudantes e público em geral poderão saber mais sobre obras de arte em espaços públicos. O professor José Francisco Alves, especialista no tema, participa de uma atividade no porão do Paço Municipal (Praça Montevideo, 10) dentro da mostra Beleza escondida, de Graça Craidy.

Alves irá falar sobre seu mais recente livro, A escultura pública de Porto Alegre, fruto de sua tese de doutorado e que investiga a história dos monumentos da Capital desde o século 19. A entrada é franca.

Ele fará uma visita guiada pela exposição, reforçando a proposta de convidar a população à redescoberta dos encantos criados por grandes nomes da arte escultórica, como Carlos Fayet e sua “Themis”, no Palácio da Justiça; Décio Villares e o “Monumento a Júlio de Castilhos”, na Praça da Matriz; Federico Escalada e o “Gaúcho Oriental”, no Parque da Redenção, entre outros.

Beleza escondida – A exposição de Graça Craidy reúne 30 desenhos a nanquim de esculturas e ornamentos de fachadas da cidade. A artista dedicou a exposição em homenagem a José Francisco Alves, seu antigo professor no Atelier Livre de Porto Alegre. Visitação até 20 de janeiro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes