Exposição celebra 90 anos de história da Cinemateca Capitólio

26/10/2018 08:50

Uma exposição sobre a trajetória tradicional sala de cinema marca o aniversário de 90 anos do Cine Theatro Capitólio, completados em 12 de outubro. Responsáveis pela gestão do espaço, localizado no do Centro Histórico de Porto Alegre (rua Demétrio Ribeiro, 1085), a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura e a Fundacine RS, com o Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras, organizaram a mostra, com entrada franca, que fica aberta para visitação até 20 de novembro.

Na exposição, o público pode conferir cartazes de filmes exibidos de 1928 a 2018, documentos, equipamentos e a projeção de depoimentos, registrados pelo cineasta Beto Souza, de diferentes personagens ligados à história do Capitólio e a sua restauração, entre  eles os netos do fundador do Cine Theatro Capitólio, José Faillace, antigos frequentadores, funcionários, arquitetos envolvidos na obra de restauração do espaço, integrantes do Conselho Consultivo da Cinemateca Capitólio Petrobras, cineastas, além de representantes da Associação dos Amigos do Capitólio e da Fundacine RS, instituições que tiveram participação importante na  recuperação do espaço. 

A exposição inclui também fotos históricas que retratam os diferentes momentos da trajetória do Capitólio, desde sua construção até sua transformação em Cinemateca. Outra atração é uma cópia do anúncio da inauguração do Cine Theatro Capitólio, publicado pelo jornal A Federação em 11 de outubro de 1928. 

Com entrada franca, a exposição pode ser visitada até 20 de novembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 20h30 e sábados e domingos das 14h às 20h30.

Mais informações pelo telefone 3289-7463.

  

 

Fabiana Kloeckner