Exposição comemora 90 anos do escultor Cláudio Martins Costa

11/03/2022 08:36
Clóvis Martins Costa/Divulgação
CULTURA
Mostra com desenhos do artista estará no Paço dos Açorianos para visitação até 14 de abril

A Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abre na sexta-feira, 11, às 11h, a mostra Cláudio Martins Costa - Desenhos. Integra as comemorações dos 250 anos da Capital e tem a curadoria da professora Neiva Bohns. A exposição na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos - Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) traz um recorte da obra do porto-alegrense Cláudio Martins Costa (1932-2008), e conta com um conjunto de desenhos e estudos elaborados pelo escultor que se destacou no ensino da arte e cuja obra desenvolveu e aprofundou aspectos formais e temáticos do modernismo.

Na abertura da mostra, integrada pelo acervo da família do artista, também será apresentado o livro “Cláudio Martins Costa - Instantes de permanência”, organizado por Clóvis Martins Costa e Tetê Barachini, seguido pela roda de conversa “Cláudio Martins Costa - 90 anos / Vida, obra e legado” com a curadora Neiva Bohns e os artistas Clóvis Martins Costa, Ana Pettini, Lisiane Rabello e Tetê Barachini. 

A visitação vai até o dia 14 de abril e será mediante agendamento via e-mail acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3289-3643. É possível solicitar visitas
guiadas para grupos de até 20 pessoas. Sem agendamento é possível a visitação dentro dos horários estabelecidos. Porém, em caso de atendimento concomitante a grupos agendados talvez não seja possível garantir o acompanhamento por mediadores. O uso correto de máscaras será obrigatório. O distanciamento mínimo recomendado entre as pessoas será de dois metros. O tempo máximo de visitação será de 1h30.

Cláudio Martins Costa – Desenhos
abertura: Sexta-feira, às 11h
visitação: até 14 abril 2022
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.
Pinacoteca Aldo Locatelli, Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico 
Visitação por agendamento em 
e-mail: acervo@portoalegre.rs.gov.br ou
Telefone: (51) 3289-3643

Acompanhe nas redes sociais
Instagram: @artesvisuaispoa
Facebook: Coordenação de Artes Visuais
Site: www.pinacotecaspoa.com

Perfil - Natural de Porto Alegre, Cláudio Martins Costa graduou-se em Escultura no Instituto de Artes da UFRGS em 1966, instituição na qual lecionou de 1971 a 1990. Dividiu sua vida docente entre mais duas instituições, o Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre e a Escola Superior de Artes Santa Cecília, no município de Cachoeira do Sul.
Destacou-se como escultor, mas também se dedicou ao desenho. Sua obra versa sobre temas como a cultura indígena, figuras religiosas, dentre as quais a figura São Francisco é a mais recorrente, cavalos, touros e elementos da natureza.

Trabalhou durante cerca de 30 anos em seu atelier no bairro Cascata, nas proximidades do Morro da Polícia, local onde nasceu em 11 de março de 1932. Completou a sua formação com diversos cursos na área de artes plásticas, entre eles o Curso de Criatividade (Instituto de Artes - UFRGS, 1972), Cerâmica (Esasc, 1973), Tapeçaria, Serigrafia, Gravura e Pintura (Esasc, 1973) e Extensão Universitária de Escultura (Instituto de Artes-UFRGS). Participou de mostras coletivas, como nos vinte anos do Atelier Livre (1981); Rumos da Arte (idem, 1982); 2ª e 5ª Coletivas de Arte do Colégio Americano (1983/85); Coletiva de escultores (Alfred Hotel, Porto Alegre, 1985); I Mostra de Arte com Temática Gaúcha (Cachoeira, 1985); 25 anos do Atelier Livre (1986); Artistas Contemporâneos (Com. Coruja, CEF, Porto Alegre, 1986); 25 anos de Escultura no RS (CEEE, Porto Alegre, 1986); "25 x 25": O Instituto de Artes Expõe a sua História - Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (IA/UFRGS, 1996); 2º Porto Alegre em Buenos Aires (Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires, 1997); e Arte-Sul 97 (Margs, 1997). 
Realizou quatro exposições individuais, duas na Escola de Arte Santa Cecília de Cachoeira do Sul, a primeira em 1986 e a segunda em 1997, ocasião em que foi homenageado. As suas últimas exposições individuais ocorreram em 1999 no Saguão do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre.

Após o seu falecimento, foi realizada a exposição “Anotações do Escultor”, na Pinacoteca Aldo Locatelli. No mesmo período a Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul produziu a mostra coletiva “Homenagem a Cláudio Martins Costa”, também no Paço dos Açorianos, no espaço expositivo do Porão.

Em 2014, integrou a exposição “Branco de Forma”, na Pincoteca Barão de Santo Ângelo – Instituto de Artes da UFRGS -  Curadoria de Tête Barachini e Paulo Gomes.

Em 2018, por ocasião dos dez anos de seu falecimento, foi realizada a exposição “Cláudio Martins Costa: Instantes de permanência” (curadoria Clóvis Martins Costa), na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Instituto de Artes da UFRGS.  A exposição contou também como o lançamento do livro/catálogo “Cláudio Martins Costa: Instantes de permanência” (organização Clóvis Martins Costa e Tetê Barachini). O projeto da exposição e lançamento do livro se desdobrou em duas exposições individuais:

2019 – “Cláudio Martins Costa: Instantes de permanência”. MARGS. Curadoria Clóvis Martins Costa e Tetê Barachini.
2019 – “Cláudio Martins Costa: Instantes de permanência”. MALG. Pelotas, Curadoria Clóvis Martins Costa.

Obras permanentes de Cláudio Martins Costa

1969 - Coordenação da execução do painel de cimento na entrada da cidade de Cachoeira do Sul (7 x 2,5 x 0,5m) 
1970 (aprox.) - Orientação da execução do mural de cimento na Praça Santo Antônio - Cachoeira do Sul (1,80 x 1, 20 m) 
2005 - Busto Oscar Boeira na Praça Oscar Boeira - Bairro Auxiliadora. Porto Alegre.
2000 (aproximadamente) - Busto do Dr. Rubens Rodrigues. Biblioteca do Instituto de Cardiologia. Porto Alegre.
1993 - Escultura em concreto armado e metal “Dignidade do índio”. Localizada no jardim interno da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre 
1996 - Mural de Concreto no Colégio Farroupilha, Porto Alegre 
1992 - Monumento aos eletricitários - concreto armado. Cooperativa de Eletrificação Rural: Ibirubá, RS (aprox. 4000 x 250 x 200cm)
1987 - Cabeça de Lupicínio Rodrigues. Obra de autoria conjunta com Ana Pettini e Dione Grecca Moraes. Obra pertence ao Atelier Livre de Porto Alegre e encontra-se na área externa do prédio. 
1990 - Cabeça de José Antônio Daudt. Obra de autoria conjunta com Ana Pettini e Dione Grecca Moraes. A obra encontra-se no Parque Moinhos de Vento - Parcão, em Porto Alegre. 

Premiações :
1° lugar do Festival de Cachoeira do Sul, Salão de Artes, 1969 (com execução de painel sob sua coordenação);
1° lugar no concurso para o monumento aos imigrantes italianos que participaram da Revolução Farroupilha (Prefeitura de Porto Alegre);
Prêmio de execução do mural da Praça Santo Antônio, Cachoeira do Sul;
Prêmio Criação de Medalha do Mérito Educacional (Prefeitura de Porto Alegre;
Prêmio Aquisição, Concurso dos Professores do Atelier Livre.
Em 2007, recebeu o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas como Artista Homenageado.
 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes