Exposição conta a história dos nomes das ruas da cidade

26/05/2022 13:30
Marlon Melo / SMC / PMPA
CULTURA
Placas expostas resgatam as designações populares dos caminhos da Capital

O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa) traz a exposição Porto Alegre Toponímica, que conta como lugares, como a Praça do Alto da Bronze e a Rua da Praia tiveram seus nomes alterados no final do século 19 mas perduram na memória afetiva da cidade até hoje.

Para investigar os processos de designação e suas marcas no imaginário local, o artista visual Diego Passos se utiliza da toponímia – estudo da origem do nome dos lugares. Assim como a rua é um espaço de trânsito, de encontro e de convivência, a exposição traz uma experiência de percurso e parada. As placas expostas resgatam a história de alguns nomes populares de caminhos, estradas, ruas, avenidas, becos e praças antigas da cidade, e estão suspensas no teto em uma das salas do solar,  construção de fins da década dos anos 1840, de forma a interagir com o trajeto do visitante no museu.

Além das dez placas com topônimos antigos (e poéticos) da cidade, como Rua da Margem, Beco dos Guarani e Rua da Ladeira apresentadas no espaço expositivo,  é exibido o vídeo 100 Ruas de Porto Alegre, que conta com audiodescrição, e livro que registra as placas esmaltadas de estilo art déco da primeira metade do século 20 , com breves informações sobre o logradouro e a pessoa ou referência que dá nome à via. 

A mostra exibe também vestígios de cerâmica guarani e africana do acervo arqueológico do museu, bem como faianças encontradas no sítio da Praça da Harmonia, uma das primeiras da cidade, renomeada de Praça Brigadeiro Sampaio e atualmente também conhecida como Praça do Tambor. A entrada é franca. Visitação às segundas das 13h30 às 17h30 e de terça a sexta das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Cleber Saydelles

Gilmar Martins