Intervenção artística ilumina o Largo dos Açorianos

17/06/2021 17:00
Fotoclube de Porto Alegre/Divulgação PMPA
CULTURA
Projeto homenageou com cerca de 100 barquinhos as pessoas que perderam a vida por causa da Covid-19

O projeto 100 Luzes no Largo dos Açorianos, em comemoração aos 60 anos do Atelier Livre da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), homenageou com cerca de 100 barquinhos as pessoas que perderam a vida por causa da Covid-19. A inusitada instalação artística, realizada na última semana, consiste em barcos feitos de papel Canson A3, pintados com verniz acrílico, com uma vela de Led fixada na parte central e uma base de isopor para auxiliar na flutuabilidade. Cada barquinho ganhou uma luz em formato de vela. 

Fotoclube de Porto Alegre/Divulgação PMPA
CULTURA
Cada barquinho ganhou uma luz em formato de vela

A instalação é de autoria do arquiteto e artista visual Roberto Freitas, que é aluno do Atelier Livre. Foi na escola de artes que ele desenvolveu as técnicas utilizadas nas obras Barquinho de Papel, expostas tanto na Semana da Água em 2109 no Largo do Largo dos Açorianos, com apoio do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), como em 2020 no Espelho d'àgua do Parque Farroupilha (Redenção), com o apoio da SMC e do Atelier Livre.

O evento foi realizado no final do dia, porque a luz é mais bonita, e durou aproximadamente duas horas. A montagem foi realizada por um grupo de colegas do atelier, que, vestidas de camisetas brancas com identificação do projeto e com distanciamento e os protocolos de segurança, acenderam as velas e colocaram os barquinhos em pontos diferentes do espelho d'água.

A ideias da instalação e do artista foi traduzir os conceitos de passagem, transcendentalidade, travessia, religiosidade e esperança, com o objetivo de que a estética visual contribua e auxilie no processo de elaboração da perda de tantas vidas.

Mariana Bertolucci

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes