Lendas urbanas em exposição no Museu Joaquim Felizardo
O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa) reabre neste sábado, 21, à s 18h, com a mostra Patrimônio Imaterial: As Lendas Urbanas de Porto Alegre. A exposição conta histórias que povoam o imaginário dos moradores, sendo consideradas parte do Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. As Torres malditas, Lágrimas de Obirici, Crimes da Rua do Arvoredo e Maria Degolada são algumas dessas histórias.Â
Logo em seguida, às 19h, ocorre a visitação da Noite dos Museus. A visitação vai até o dia 21 de dezembro, e pode ser feita na segunda-feira, das 13h30 às 17h30, e de de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.
As histórias foram recolhidas em 2014 pela pesquisadora Marli Rejane d’Avila Pereira, que elaborou um inventário com o registro das lendas tradicionais de Porto Alegre. A ilustradora e arquiteta Mari Froner transformou os relatos em desenhos, reforçando o seu aspecto lúdico, ao mesmo tempo em que os localiza nos diferentes espaços da cidade. A exposição traz, ainda, objetos e fotografias do acervo do museu que remetem aos personagens da época e aos locais onde as histórias surgiram.
Cerâmicas indÃgenas do acervo arqueológico, provenientes dos primeiros moradores da região; roupas e acessórios usados no século 19; moedas e arreios que lembram aqueles encontrados na casa da rua do Arvoredo são formas de recriar o universo onde os relatos se inserem. Também estará em exposição o processo original da Fábrica de Linguiça, que levou à condenação de José Ramos e Catarina Palse.
Serviço:
Patrimônio Imaterial: As Lendas Urbanas de Porto Alegre
Abertura: sábado, 21, 18h
Museu Joaquim Felizardo - rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa
Visitação até 21 de dezembro
segunda-feira, das 13h30 Ã s 17h30
terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30
Gilmar Martins