Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega

07/10/2022 09:40
Alex Rocha/PMPA
CULTURA
Peça de bronze criada por Mario Cladera recebeu reforço em solda

Nesta sexta-feira, 7, a prefeitura instalou um novo livro de bronze junto à estátua de Carlos Drummond de Andrade na Praça da Alfândega. Ao lado da figura do poeta gaúcho Mario Quintana, as esculturas dos escritores integram a obra Monumento à Literatura.

A iniciativa foi possível por meio da parceria que a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa mantém com o Sinduscon-RS para revitalizar monumentos históricos de Porto Alegre, como já ocorreu com o Monumento do Laçador, na Zona Norte.

A nova peça é de autoria do escultor uruguaio Mario Cladera, radicado em Porto Alegre, e pesa oito quilos. O material foi soldado e recebeu reforço com dois pinos de aço. "Estamos felizes com esta parceria que restaurou um dos nossos mais queridos monumentos", afirmou o secretário municipal de Cultura, Gunter Axt.

A reposição do livro ocorreu a tempo da 68ª Feira do Livro, que ocorrerá entre 28 de outubro e 15 de novembro e deve movimentar a Praça da Alfândega com as comemorações dos 250 anos da Capital. Inaugurado em 2001, Monumento à Literatura tem como autores Eloisa Tregnago e Xico Stockinger.

“Enquanto entidade representativa das empresas da construção civil de nosso Estado, temos uma visão de contribuir com a arte e a cultura. Possuímos um papel importante neste trabalho e esta ação faz parte do projeto”, completou o coordenador do projeto cultural do Sinduscon-RS, Zalmir Chwartzmann.

Segurança - A Guarda Municipal já vem reforçando o patrulhamento na região visando o combate à criminalidade. A Praça da Alfândega é um dos pontos estratégicos na região Central, que já conta diariamente com rondas das esquipes de segurança.

 

Ivani Schutz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes