Mostra na Cinemateca Capitólio celebra a era de ouro do VHS
A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085) inaugura nesta terça-feira, 13, à s 19h, sua última mostra temática do ano, chamada A era do VHS - ela será dividida em duas partes, se estendendo até janeiro de 2023. A atividade foi concebida para relembrar o impacto revolucionário que a chegada ao mercado do videocassete, no inÃcio da década de 1980, provocou, tanto em termos técnicos quanto culturais e comportamentais.
O primeiro aparelho de VHS fabricado no Brasil foi lançado em 1982, sendo esta considerada, portanto, a data oficial do nascimento da tecnologia PaÃs, embora antes disso aparelhos importados e fitas piratas já estivessem circulando em menor escala.
A programação inclui tÃtulos que incorporam o vÃdeo em suas narrativas, como Videodrome – A sÃndrome do vÃdeo, de David Cronenberg (filme de abertura da mostra), e Sexo, mentiras e videotape, de Steven Soderbergh, até obras estreadas na década de 1980 que fizeram grande sucesso nas videolocadoras à época, como Blade Runner – O caçador de androides, de Ridley Scott; Corpos ardentes, de Lawrence Kasdan; e 9 ½ semanas de amor, de Adrian Lyne.
Na sexta-feira, 16, à s 19h30, uma edição especial do projeto Raros exibe a pouco conhecida produção norte-americana Resgate (The Ransom), que foi o primeiro tÃtulo lançado no Brasil com selo da Embrafilme, marcando assim a regulação do mercado de vÃdeo no PaÃs, até então dominado pela fitas piratas.
A segunda parte da mostra, em janeiro, terá sua programação divulgada no inÃcio de 2023.
Os FilmesÂ
Videodrome – A SÃndrome do VÃdeoÂ
Videodrome (R$ 10)
Direção de David Cronenberg
EUA, 1983, 87 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Max Renn (James Woods), dono de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de pessoas torturadas e mortas. Logo, ele descobre que a transmissão se chama Videodrome, é gerada em Pittsburgh e é muito mais que um programa sensacionalista em busca de espectadores mórbidos. Trata-se de um experimento que usa a televisão para alterar permanentemente as percepções das pessoas, causando sérios danos cerebrais. Obra-prima do diretor canadense David Cronenberg, Videodrome é um dos tÃtulos que melhor sintetiza as suas obsessões estéticas, e conta com a participação da cantora Blondie no elenco.
Mamãe é de Morte
Serial Mom (R$ 10)
Direção de John Waters
EUA, 1994, 95 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Beverly Sutphin (Kathleen Turner) tem uma vida familiar feliz, com seus filhos e seu marido dentista. Porém, quando a professora despreza um de seus meninos, a esposa perfeita desenvolve um gosto insaciável por assassinatos, a começar pela educadora de seu filho. Hilariante comédia negra de John Waters, com grande atuação de Kathleen Turner.
Blade Runner – O Caçador de Androides
Blade Runner (R$ 10)
Direção de Ridley Scott
EUA, 1982, 117 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Rick Deckard (Harrison Ford) é um caçador de recompensas. Seu trabalho: eliminar androides que vivem ilegalmente na Terra. Seu sonho de consumo: substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal de verdade. A grande chance surge ao ser designado para perseguir seis androides fugitivos de Marte. O clássico da ficção cientÃfica que consolidou as carreiras de Harrison Ford e Ridley Scott e tornou-se uma obra cult desde a sua estreia.Â
Sexo, Mentiras e Videotape
Sex, Lies, and Videotape (R$ 10)
Direção de Steven Soderbergh
EUA, 1989, 100 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
John (Peter Gallagher) está enfrentando problemas sexuais com a esposa, Ann (Andie MacDowell). Paralelamente, ele mantém um caso com a cunhada (Laura San Giacomo). Mas a chegada do seu amigo Graham (James Spader), que grava um vÃdeo com depoimentos das mulheres sobre suas vidas sexuais, muda tudo. Filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Resgate
The Ransom (entrada franca)
Direção de Richard Compton
EUA, 1977, 90 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Matador ataca resort de luxo, assassinando pessoas ricas e policiais. Para por fim à matança, exige um alto resgate. Primeiro filme lançado em vÃdeo selado no Brasil, em 1983, marcando o inÃcio da regulação do mercado.
Corpos Ardentes
Body Heat (R$ 10)
Direção de Lawrence Kasdan
EUA, 1981, 113 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
O advogado Ned Racine (William Hurt) começa um caso amoroso com Matty Walker (Kathleen Turner), esposa de um empresário rico da Flórida. Incentivado pela amante, Ned planeja um esquema para matar o marido de Matty, para que eles possam fugir juntos com o seu dinheiro. Mas, complicações aparecem por causa de traições, lançando o advogado em uma situação muito mais traiçoeira do que ele imaginava. Releitura do filme noir, com brilhantes atuações de William Hurt e Kathleen Turner.
A Força de um Amor
Breathless (R$ 10)
Direção de Jim McBride
EUA, 1983, 100 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Jesse (Richard Gere) rouba um carro para ir até Los Angeles convencer Monica (Valerie Kapriskie), por quem está apaixonado, a fugir com ele para o México. No caminho, ele atira em um policial, tornando a fuga ainda mais necessária. Mas Monica não tem certeza de que quer acompanhá-lo. Refilmagem americana do clássico francês Acossado, de Jean-Luc Godard, foi um dos tÃtulos que transformou Richard Gere no maior sÃmbolo sexual de Hollywood na década de 1980.
Hannah e suas Irmãs
Hannah and her Sisters (R$ 10)
Direção de Woody Allen
EUA, 1986, 107 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
A amizade e o relacionamento de três irmãs vivendo em Nova York. No Dia de Ação de Graças seus conflitos amorosos e existenciais são evidenciados no meio de um grupo de amigos e parentes não muito homogêneo. Lee (Barbara Hershey) é uma pintora casada com Frederick (Max von Sydow); Holly (Dianne Wiest) sonha em ser uma escritora; e Hannah (Mia Farrow) é uma atriz famosa, com vida aparentemente perfeita. Um dos principais sucessos da filmografia de Woody Allen.
9 ½ Semanas de Amor
9 ½ Weeks (R$ 10)
Direção de Adrian Lyne
EUA, 1986, 117 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Elizabeth (Kim Basinger) é uma bela mulher que trabalha em uma galeria de arte e se envolve com John (Mickey Rourke), um homem rico e misterioso. Eles começam a praticar jogos sexuais cada vez mais intensos, o que torna o relacionamento complicado e difÃcil de ser controlado. Filme transformado em obra cult em função das tórridas cenas entre Basinger e Rourke.
Vida de Balconista
(R$ 10)
Direção de Cavi Borges
Brasil, 2008, 70 minutos
Classificação indicativa: livre
Mateus (Mateus Solano) é um jovem que trabalha em uma locadora de filmes e sonha em ser diretor de cinema. Enquanto o plano não se torna realidade, o funcionário precisa lidar com todo tipo de cliente que aparece no estabelecimento. Realizado e finalizado em mini-dv, o filme retrata algumas das experiências do diretor Cavi Borges, dono da locadora de vÃdeo mais famosa do Rio de Janeiro, a CavÃdeo.
Programação de 13 a 18 de dezembroÂ
Terça-feira, 13Â
15h – Casablanca
17h – Os Bravos Nunca Se Calam
19h – Sessão de abertura da mostra A Era do VHS, com a exibição de Videodrome – A SÃndrome do VÃdeo, de David Cronenberg
Quarta-feira, 14Â
15h – A Era do VHS (Mamãe é de Morte)
17h – Os Bravos Nunca se Calam
19h – A Era do VHS (Blade Runner – O Caçador de Androides)
Quinta-feira, 15
15h – A Era do VHS (Vida de Balconista)
17h – A Era do VHS (9 ½ Semanas de Amor)
19h30 – Sessão pré-estreia LupicÃnio Rodrigues: Confissões de um Sofredor, de Alfredo Manevy (96 minutos)
Sexta-feira, 16
15h – A Era do VHS (Hannah e suas Irmãs)
17h – A Era do VHS (Corpos Ardentes)
19h30 – Projeto Raros Especial A Era do VHS (Ransom)
Sábado, 17
15h – A Era do VHS (A Força de um Amor)
17h – A Era do VHS (Sexo, Mentiras e Videotape)
19h – Pasolini 100 Anos (Teorema)
Domingo, 18Â
15h – A Era do VHS (Blade Runner – O Caçador de Androides)
17h – A Era do VHS (Videodrome – A SÃndrome do VÃdeo)
19h – Pasolini 100 Anos (Salò ou Os 120 Dias de Sodoma)
Cristiano Vieira