Museu de Arte de Porto Alegre retoma atividades com exposição
O Museu de Arte de Porto Alegre, no Paço Municipal, retoma as atividades após a enchente de maio neste sábado, 19, com a abertura da exposição coletiva Marco Zero. A curadoria é de André Venzon com a participação de dez artistas contemporâneos locais. O público pode conferir a mostra das 10h às 13h. A entrada é gratuita e a visitação vai até 22 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
O prédio histórico, localizado da Praça Montevideo, 10, Centro Histórico, foi inundado e está em processo de recuperação, recebendo intervenções que visam à implantação definitiva do Museu de Arte de Porto Alegre. As fachadas já foram revitalizadas, com lavagem das paredes externas e a remoção de infiltrações e recuperação das rachaduras. Também foi feita a pintura nova, recomposição do reboco e dos ornamentos arquitetônicos. Na parte interna, o piso foi revitalizado. O Escritório de Reconstrução de Porto Alegre está em fase de formulação de projeto e orçamento para obra dos demais danos no local.
História – O Paço Municipal, conhecido como marco zero, foi por muitos anos a sede da prefeitura. Inaugurado em 1901, foi tombado como patrimônio histórico municipal em 1979. Uma grande reforma, em 2003, adaptou o espaço para abrigar exposições de arte, além de escritórios e a reserva técnica do Acervo ArtÃstico da Prefeitura. Em 2022, durante as comemorações dos 250 anos de Porto Alegre, a gestão do prédio foi transferida para a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, oficializando sua transformação no Museu de Arte de Porte Alegre.
Serviço:
Exposição coletiva Marco Zero
Artistas: Adriana Giora, André Venzon, Bianca Santini, Dennise Iserhard, Lu Gaudenzi, Magna Sperb, Mery Bavia, Milena Julianno, Tiago Giordani e Vera Reichert
Abertura: sábado, 19, das 10h às 13h
Visitação: até 22 de novembro, de segunda a sexta das 9h às 17h
Local: Museu de Arte de Porto Alegre, Praça Montevidéu, 10
Gilmar Martins