Museu Joaquim Felizardo lança projeto de restauração do Solar Lopo Gonçalves

14/03/2024 15:49
Julio Ferreira / PMPA
Cultura, economia criativa
Espaço cultural fica no bairro Cidade Baixa

No dia do aniversário de 45 anos, comemorado nessa quarta-feira, 13, foi lançada a primeira etapa do projeto de restauro e revitalização do Solar Lopo Gonçalves, sede do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, localizado na rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa. Nesta primeira fase da revitalização será realizado o levantamento das patologias do imóvel e a elaboração dos projetos arquitetônicos e complementares.

O secretário municipal de Cultura e Economia criativa, Henry Ventura, destaca a importância da restauração. "A preservação da história deste acervo valioso é o desenvolvimento do futuro", afirma. 

O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), Proteção Patrimonial, parte elétrica, luminotécnico no entorno da edificação, climatização e acessibilidade  são de responsabilidade da Arquium Construções e Restauro. A Pantheon Patrimônio e Cultura é a empresa contratada para a elaboração dos projetos expográficos.

Será ainda produzido um audiovisual, para ser disponibilizado via internet, que acompanha todas as etapas do projeto. A realização fica a cargo da EXP Transmídia, que iniciou as gravações durante o escaneamento da área externa do museu no início de fevereiro.

Espaço cultural - Segundo a diretora do museu, a jornalista Elizabeth Corbetta, a restauração é um sonho antigo e vai permitir que o solar seja, no seu todo, um espaço cultural. “O prédio em si é um monumento. Com este restauro serão ampliadas suas áreas expositivas, dando maior visibilidade às riquezas que aqui estão guardadas e democratizando o conhecimento”, completa.

O projeto tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), planejamento e gestão de Cida Cultural, patrocínio da CMPC, apoio da Associação dos Amigos do Museu de Porto Alegre (Amupoa) e realização do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Prefeitura de Porto Alegre, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

 

Ivani Schütz

Lissandra Mendonça