Nova galeria do Paço Municipal recebe primeira exposição

24/09/2022 08:44
Divulgação / SMC / PMPA
CULTURA
Cidade feita de rio retrata o Guaíba através do olhar de 40 artistas

A exposição Cidade feita de rio é a primeira a ocupar a nova galeria do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico). A mostra itinerante retrata o Guaíba através do olhar de 40 artistas e abre para o público neste sábado, 24, das 11h às 13h. O novo espaço fica localizado no segundo andar. A visitação vai até 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A entrada é franca.

Cidade feita de rio reúne fotografias que apresentam diferentes perspectivas sobre o Guaíba. Ao todo, são 60 obras de 40 fotógrafos que exploram novos olhares de um dos mais importantes cartões postais da cidade, mostrando a força das águas que banham a capital dos gaúchos e sua contribuição para a paisagem.

Apresentada pela Smart Arquitetura, a exposição é um dos desdobramentos de uma ação cultural iniciada em 2019, com a proposta de selecionar fotografias (profissionais e amadoras) que contemplassem o Guaíba como personagem central. O projeto escolheu 32 fotógrafos. Além da exposição, a ação resultou na publicação de um livro homônimo com 112 fotografias - com curadoria e edição da jornalista e escritora Cláudia Aragón.

“O propósito da ação cultural é promover a imagem do Guaíba, reforçando que não somos apenas uma cidade de frente para o rio e sim uma cidade feita de rio. Como arquitetos, nos preocupamos com a paisagem da cidade e com o legado que deixaremos para as próximas gerações. Esse projeto incentiva um novo olhar para uma das belezas naturais mais preciosas da capital gaúcha”, explica Márcio Carvalho, sócio e fundador da Smart Arquitetura e idealizador do projeto.

“A exposição é como um rio, ela se movimenta. Criada para circular como as águas, a mostra itinerante possibilita tornar mais público esse acervo de imagens do Guaíba”, destaca André Venzon, membro da comissão que selecionou as fotografias.

Exposição Cidade Feita de Rio 
Abertura: sábado, 24, das 11h às 13h
Local: 2º andar -
Paço Municipal
Praça Montevidéo, 10 - Centro Histórico 
V
isitação: até 20 outubro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Entrada franca

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes