Obra de arte do século 19 está de volta à Pinacoteca Aldo Locatelli

01/12/2020 09:31
Anselmo Cunha / PMPA
CULTURA
Restauro durou sete anos

A tela intitulada Reconhecimento de Humaitá está de volta à Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéo, 10, Centro Histórico), após um longo processo de restauro que durou sete anos. Assinada pelo pintor italiano Eduardo de Martino (1838-1912), a obra retrata o momento da Guerra do Paraguai (1864-1870), em que o General Osório e seus comandados fizeram uma incursão exploratória sobre a Fortaleza de Humaitá no dia 16 de julho de 1868, visando a analisar e aferir o potencial das defesas inimigas. Um ano depois a representação pictórica do episódio, foi exposta em Porto Alegre pelo próprio artista e desde então integra o acervo do Município.

O trabalho de grandes dimensões (1,95 x 2,95 m) é a segunda obra mais antiga do acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli. Foi submetido a um delicado e complexo processo de restauração, com limpeza química e mecânica da camada pictórica, remoção de verniz e de repinturas, reintegração pictórica, entalhamento e confecção de ornamentos faltantes à moldura e aplicação de folha de ouro conforme o original.

Até recentemente, os registros catalográficos da obra continham a denominação Passo da Pátria, mas, após análise do especialista em história militar, Aldeir Isael Faxina Barros, esse título se demonstrou equivocado. Baseado em farta documentação, conhecimento detalhados sobre a Guerra do Paraguai e levantamento iconográfico sobre outros trabalhos de Eduardo de Martino, o pesquisador concluiu que o tema da pintura é o Reconhecimento de Humaitá, feito pelo invicto comandante de Corpo General Osório.

Eduardo de Martino - Nasceu na Itália, em 1838, e morreu na Inglaterra, em 1912. Foi oficial da marinha italiana de 1849 a 1855, conhecimento que o tornou expert em pinturas de batalhas navais. Veio para o Brasil em 1868, onde permaneceu até 1875. Esteve em Porto Alegre em 1869, onde apresentou três de suas obras relacionadas à Guerra do Paraguai. De Martino havia sido encarregado por D. Pedro II para retratar os acontecimentos militares que envolviam a atuação do Brasil no Paraguai, fazendo apontamentos para suas telas in loco no próprio teatro de guerra.

Reconhecimento de Humaitá - Eduardo de Martino
Pinacoteca Aldo Locatelli / Paço dos Açorianos
Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico 
Informações: acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3289-3735
Visitação: Das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira
Entrada franca.

Modalidades de Visitação

1ª) Por agendamento via e-mail acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3289-3735, de grupos com até cinco pessoas; para a reserva ser confirmada, será necessário o
fornecimento dos nomes completos e respectivos contatos telefônicos;

2ª) Sem agendamento, deverá ser respeitada a capacidade máxima de cinco pessoas por horário, de modo que, havendo reserva prévia por outro grupo, será necessário esperar.

Protocolo

- O visitante deverá se apresentar na recepção do Paço dos Açorianos com documento de identidade, onde também será verificada sua temperatura com termômetro eletrônico infravermelho;

- Não será permitido o acesso de visitantes com temperatura acima de 37,5° ou sintomas de gripe/resfriado;

- O  uso correto de máscaras de proteção facial - cobrindo boca e nariz - para o ingresso e permanência no Paço será obrigatório (inclusive no momento das fotos e selfies);

- O distanciamento mínimo recomendado entre as pessoas será de 2 metros;

- O tempo máximo de visitação será de 1h30.  

 

Paulo Beccon

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes