Paradas da Lomba do Pinheiro terão distribuição de livros

23/04/2021 08:45

Nesta sexta-feira, 23, haverá distribuição de 1 mil livros de literatura entre as paradas de ônibus 2 e 21 da Lomba do Pinheiro. A oitava edição do projeto Livro na Lomba ocorre entre as 6h e 8h30. 

Realizada pela Biblioteca Leverdógil de Freitas do Instituto Porto-Alegrense de Arte-Educação (Ipdae), com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, a ação marca o Dia Internacional do Livro. “Fortalecer a cultura nas comunidades e principalmente promover a leitura e o livro, é um compromisso permanente da administração. Apoiar a distribuição de livros, é apostar na cultura, na ciência e no conhecimento, como ferramenta de crescimento social”, afirma o secretário Günter Axt.

As paradas 2 a 21 costumam receber passageiros vindos de outros bairros e de regiões mais afastadas da Lomba do Pinheiro, incluindo sítios de Viamão, Lami, Itapuã, Belém Velho, Rincão, Campo Novo, Pitinga, Restinga, Hípica, entre outros bairros. Nas sete edições anteriores do projeto, foi distribuído um total de 7 mil livros.

A iniciativa se integra às centenas de homenagens realizadas em todo o mundo em celebração ao Dia Internacional do Livro, que iniciou-se na Catalunha, Espanha, em 1995. O projeto também tem o apoio da Fundação Ecarta, Rede Luz Porto Alegre, Grupo União Voluntários e Comitê de Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil.

A diretora do Ipdae, responsável pela ação, Fátima Flores, comenta que muitos dos livros distribuídos nos anos anteriores foram sendo repassados. "O mesmo livro foi lido por três ou quatro pessoas. Algumas pessoas, após a leitura, devolveram os livros para a biblioteca e solicitaram outros. Em face disso, colocamos um banco de trocas de livros", acrescenta Fátima. Além de oferecer um diversificado acervo, a biblioteca promove diversos programas de fomento à leitura e ao livro, como Hora do Conto, Varal da Poesia e Oficina de Leitura, que atualmente se encontram suspensos devido à pandemia.

O local é aberto à comunidade e mesmo durante a pandemia permanece em funcionamento, recebendo leitores mediante agendamento prévio e observância aos protocolos de segurança sanitária. A diretora da entidade ressalta que a procura aumentou durante a pandemia. "A biblioteca, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, de aproximadamente 80 mil habitantes, exerce um papel social e cultural extremamente importante ao disponibilizar um acervo variado para que as pessoas possam encontrar alívio neste momento de isolamento social." 

Acervo - O acervo é constituído por 30 mil obras e abrange as áreas de literatura universal, infantil, juvenil, literatura brasileira e literatura em geral, educação, história, psicologia, teatro, música, espiritualidade, artes em geral, dicionários, enciclopédia, livros de pesquisa, CDs, partituras, mapas, etc. Fátima destaca que o local está preparado para atender leitores em formação e para a realização de pesquisas especializadas, além de possuir um acervo em braile. O perfil do frequentador é bastante amplo, com maior procura por crianças, adolescentes, donas de casa, aposentados, estudantes, acadêmicos, entre outros profissionais de diversas áreas.

Entre os autores mais procurados estão Morris West, Agatha Christie, Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, Sérgio Jockymann, Sérgio Napp, entre outros. As biografias de grandes compositores também são disputadas pelos leitores, além das leituras obrigatórias da Ufrgs. 

Dia Internacional do Livro - Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes. Este é o lema da antiga tradição da Catalunha/Espanha. Em 23 de abril, é comemorado o Dia de São Jorge, padroeiro daquela província espanhola, e lembrada a morte do escritor Miguel de Cervantes, no mesmo dia, em 1616. De acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa juntamente com cada livro vendido neste dia, e muitas pessoas presenteiam com livros e rosas seus amigos e familiares. A partir de 1995, a data foi instituída pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para prestar homenagem aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia, entre eles Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov.

  

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes