Pinacoteca Aldo Locatelli recebe exposição inédita de gravuras em metal

26/07/2022 12:13

A Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço dos Açorianos, (Praça Montevideo, 10 – Centro Histórico) recebe, a partir deste sábado, 30, a exposição Os Acordes de Metal. São 70 gravuras assinadas por artistas atuantes em Porto Alegre ou que em algum momento passaram pela cidade. A visitação é gratuita e pode ser feita até 30 de setembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Esta é a primeira vez que a pinacoteca abre uma exposição dedicada exclusivamente à gravura em metal, que pode ser vista em etiquetas de obras expostas em museus e galerias pelo mundo afora. As obras de arte utilizam técnicas com metais, como cobre, alumínio, aço, ferro ou latão para gravar, por meio de sulcos ou fendas, imagens posteriormente impressas sobre o papel com a aplicação de tinta.

A curadoria é do artista visual e professor Marcelo Tomazi. Integrante da equipe da Pinacoteca Aldo Locatelli, Tomazi é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O curador selecionou gravuras em metal tombadas no acervo, muitas das quais raramente expostas que, além de grande qualidade estética, são representativas da produção porto-alegrense ao longo do século 20.

Agendamento - É possível solicitar visitas guiadas para grupos de até 20 pessoas pelo e-mail acervo@portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3289-3643. A visitação também pode ocorrer sem marcação, mas no caso de coincidir com grupos previamente agendados talvez não seja possível garantir o acompanhamento por mediadores.

 

 

 

Ivani Schutz

Lissandra Mendonça