Prefeitura dialoga com blocos para viabilizar Carnaval de rua

13/02/2023 08:44
Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Blocos de rua levaram animação à Restinga no mês de janeiro passado

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) convocou as lideranças dos blocos de rua de Porto Alegre para uma reunião nesta segunda-feira, 13, às 19h, na Casa de Cultura Plauto Cruz. O objetivo é articular, em conjunto, a formação de uma comissão destinada a deliberar sobre os editais de fomento e eventos descentralizados com vistas ao futuro do Carnaval de rua na Capital. Um primeiro encontro ocorreu no dia 31 de janeiro, no auditório do Atelier Livre do Centro Municipal de Cultura.

O secret√°rio da Cultura, Henry Ventura, diz que a proposta √© construir um edital que atenda √†s necessidades dos blocos que sair√£o¬†√†s ruas pela primeira vez neste ano desde o in√≠cio da¬†pandemia de¬†Covid-19. ‚ÄúEstamos trabalhando pelos blocos de carnaval em um edital estruturante, maior do que os j√° realizados at√© hoje‚ÄĚ, enfatiza.

No in√≠cio deste ano, a SMCEC¬†encaminhou uma proposta in√©dita de edital de fomento aos blocos de rua via Fundo Municipal de Apoio √† Produ√ß√£o Art√≠stica de Porto Alegre (Fumproarte), a fim de fortalecer as agremia√ß√Ķes para as festividades. O recurso ser√° disponibilizado para atender √†s propostas elencadas nos projetos dos blocos.

Outra possibilidade √© o edital de eventos descentralizados 2023, com previs√£o de lan√ßamento para o primeiro semestre deste ano, tamb√©m operado pelo Fumproarte. ‚ÄúTeremos dois editais importantes para o Carnaval de rua. S√£o oportunidades de financiamentos que dever√£o impulsionar as a√ß√Ķes art√≠sticas dos carnavalescos que participarem dos concursos‚ÄĚ, explica o diretor do Fumproarte, Miguel Sisto Jr.

Desfiles - Os desfiles já receberam apoio neste ano. No dia 22 de janeiro passado, na Restinga, os blocos Senzala dos Coutinhos, Gonhas da Folia e Bloco das Donzelas saíram pelas ruas do bairro com recursos do edital de eventos descentralizados edição 2022. O pré-Carnaval da Praça Brigadeiro Sampaio, neste domingo, 12, às 15h, também tem apoio da SMCEC.

Inscri√ß√Ķes - O Escrit√≥rio de Eventos, vinculado √† Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econ√īmico e Turismo (SMDET), recebeu at√© sexta-feira, 10, solicita√ß√Ķes de dez blocos de rua, entidades carnavalescas e bares de Porto Alegre para a realiza√ß√£o de eventos no m√™s de fevereiro. Destes pedidos, tr√™s j√° foram licenciados¬†e os demais aguardam libera√ß√£o para o uso do espa√ßo p√ļblico. Os pedidos est√£o sendo analisados e, em alguns casos, aguardam envio de documenta√ß√£o.

Agenda blocos de rua e festas carnavalescas

S√°bado, 11 ‚Äď Carnaf√™nix: Evento de carnaval dos bares localizados na rua Cabral, entre a Miguel Tostes e a S√£o Manoel. Das 14h √†s 23h59.

S√°bado, 11¬†‚Äď Pr√©-Carnaval Macuco:¬†Pr√©-Carnaval da cervejaria que completou cinco anos no Centro Hist√≥rico com¬†apresenta√ß√£o de duas bandas carnavalescas, na rua General Auto 267, entre os n√ļmeros 271 e 247. Das 11h √†s 23h45.

Ter√ßa-feira, 14 ‚Äď Quinta em azul e Branco da¬†Bambas da Orgia:¬†na rua Volunt√°rios da P√°tria,¬†entre o n√ļmero 1145 na esquina com a rua Ernesto Alves at√© o n√ļmero 1511, esquina com¬†Ramiro Barcelos. Das 16h √†s 22h.

S√°bado, 18¬†‚Äď Carnaval de rua com o Bloco Fusca Azul. Na rua Santos Dumont, 710, bairro Floresta. Das 10h √†s 23h40.

S√°bado, 18¬†‚Äď Bloco da Pra√ßa:¬†Carnaval dos moradores do entorno da Pra√ßa Israel, no Menino Deus. Das 8h √†s 20h.

Domingo, 19¬†‚Äď Carnaval no Bom Fim: evento¬†na rua Bento Figueiredo entre a rua Felipe Camar√£o e a rua Ramiro Barcelos. Apresenta√ß√£o com banda de samba. Das 16h √†s 23h.

Domingo, 19¬†‚Äď Carna Fuga: evento do Bar Fuga, no 4¬ļ¬†Distrito, tendo como atra√ß√£o o Bloco da Laje. Das 12h √†s 23h59.

Domingo, 19 ‚Äď Bailinho da Lopo:¬†Tradicional Carnaval de rua na Cidade Baixa, na Lopo Gon√ßalves. Das 15h √†s 22h.

Ter√ßa-feira, 21 ‚Äď Ensaio de rua da¬†Estado Maior da Restinga. Das 18h √†s 23h.

Ivani Schutz