Prefeitura promove eventos virtuais em alusão à Semana do Patrimônio

14/08/2020 08:28
Museu de POA Joaquim Felizardo /SMC PMPA
CULTURA
História do Studio Os 2 é destaque da programação

A prefeitura promove a partir deste sábado, 15, a 4ª Semana do Patrimônio Cultural. A programação foi organizada pela Coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura e terá formato virtual devido à pandemia do novo coronavírus. As atividades seguem até o dia 31 e têm o objetivo de celebrar a data alusiva ao Patrimônio Cultural, comemorada no dia 17, lembrando o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), patrono do patrimônio cultural brasileiro. 

Programação

Sábado,15, às 10h - Viva o Centro a Pé Virtual Viaduto Otávio Rocha: Projeto e Obra

Passeio virtual sobre o projeto e obra do Viaduto Otávio Rocha, bem tombado municipal, cujo projeto foi de grande impacto urbanístico na cidade nos anos 20 do século passado. Atividade pode ser conferida por este link.
Orientador: Lucas Volpatto

Segunda-feira,17, às 16h - Bate-papo on-line sobre o Studio Os 2

O Studio Os 2, cujo acervo fotográfico foi doado ao Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo em 2020 pelos filhos de Wolfdietrich Wickert, criador do estúdio, será o tema do bate-papo virtual. O Studio Os 2 foi um dos principais estabelecimentos da cidade, iniciando suas atividades em meados da década de 30. Além de uma numerosa coleção de fotografias e negativos, incluindo registros da enchente de 1941, o acervo é formado por álbuns, material publicitário e instrumentos de trabalho do estúdio. 
Convidados: Mário, Geraldo e Frederico Wickert e o fotógrafo Guilherme Lund.

Live pelo Zoom
ID da reunião: 983 6706 3710
Senha de acesso: 7gk7BB

Informações pelo e-mail museu@smc.prefpoa.com.br

Sexta-feira, 21, Publicação on-line do livro Viva o Centro a Pé

A publicação conta com 18 textos sobre os passeios do Projeto Viva o Centro a Pé realizados entre os anos 2006 e 2014. Além dos textos, que já foram publicados no blog do CPH, o livro conta com mais sete percursos, detalhando diversos lugares como praças, edificações e monumentos de nossa herança cultural.

Serão sorteados dez livros impressos para os participantes. As instruções para concorrer ao sorteio serão divulgadas no blog do CPH.

Sábado, 22, às 16h – Live com o Conselho do Patrimônio Histórico Cultural, com o tema Patrimônio Cultural Edificado

O link de acesso será divulgado aqui sem necessidade de inscrições prévias.
 

Exposição digital Porto Alegre & Arquitetura: Revisitando as obras do servidor municipal arquiteto Christiano de La Paix Gelbert
 
A exposição celebra obras, projetos e desenhos do servidor público municipal Christiano de La Paix Gelbert Gelbert, que trabalhou na prefeitura entre 1925 e 1953, primeiro como desenhista e, mais tarde, como arquiteto-chefe junto à Diretoria de Obras do Município. Entre suas contribuições à paisagem urbana da cidade estão as pontes da avenida Ipiranga, o Hospital de Pronto Socorro, a praça Otávio Rocha, o Centro de Saúde Modelo e a sede da Prefeitura Nova.

A exposição virtual traz fotografias de suas obras urbanas, projetos e desenhos arquitetônicos, além de imagens da exposição homônima que ocorreu em 2018. A realização é do Arquivo Histórico Moysés Vellinho.

Autora: Marli Rejani Pereira
Link da exposição aqui
Mostra disponível até 31 de agosto 

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

  


 

Paulo Beccon

Taís Dimer Dihl