Prefeitura recoloca livro de bronze em estátua de Drummond na Praça da Alfândega

07/10/2022 08:42
Giulian Serafim / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Nova peça, pesando oito quilos, terá reforço de pinos de segurança para evitar furtos

Nesta sexta-feira, 7, a partir das 9h, a estátua de Carlos Drummond de Andrade, na Praça da Alfândega, contará novamente com um livro esculpido em bronze - o original foi furtado há sete anos.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) por meio de parceria com o Sinduscon-RS, que possibilita a revitalização de monumentos históricos de Porto Alegre, como já ocorreu com o Monumento do Laçador, na Zona Norte.

A nova peça é de autoria do escultor uruguaio Mario Cladera, radicado em Porto Alegre, e pesa oito quilos. O material será soldado, em um processo que pode demorar até cinco horas. Será aplicado um reforço com dois pinos de aço.

A instalação do livro restaura a configuração original do monumento pouco antes da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorrerá entre 28 de outubro e 15 de novembro e deve movimentar a Praça da Alfândega com as comemorações dos 250 anos da Capital.

Monumento à Literatura - A figura do escritor mineiro faz parte do Monumento à Literatura, obra de arte que conta também com uma estátua do poeta gaúcho Mario Quintana e que foi inaugurada em 2001. As esculturas foram criadas por Eloisa Tregnago e por Xico Stockinger.

Ivani Schutz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes