Prefeitura reforça serviços de saúde, segurança e transporte para o desfile de carnaval

06/05/2022 08:50

A prefeitura prepara um serviço especial de segurança, saúde e transporte para o Carnaval de Porto Alegre, que ocorre nos dias 6, 7 e 8 de maio, no Porto Seco. No último domingo, 1º, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fez um mutirão de limpeza nas proximidades do complexo cultural. Foram retiradas 250 toneladas de material e entulho do local e arredores.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá contar com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) avançada no local, das 18h até 8h. O espaço terá três médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. Haverá também duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) à disposição.

Na unidade móvel de saúde, serão oferecidas vacinas contra a Covid-19 e gripe. Já na unidade móvel Fique Sabendo, o público poderá realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C. No local, também serão fornecidas informações sobre nutrição, atividades físicas, prevenção à dengue, saúde da mulher e do homem.

A SMS também contará com uma equipe volante que percorrerá diferentes locais do Complexo Cultural do Porto Seco, distribuindo preservativos e materiais informativos aos foliões.

Segurança - A Guarda Municipal estará presente no Porto Seco para auxiliar no reforço da segurança entre os foliões. Ao todo, 30 agentes irão atuar no sambódromo, divididos em 15 viaturas. Além de monitorar o público em geral, as guarnições também estarão a postos para prestar apoio aos fiscais municipais e agentes de trânsito.

Transporte - Para facilitar o acesso do público, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa as linhas de ônibus que atendem a região. Os locais dos terminais podem ser conferidos no mapa abaixo. As tabelas horárias estão disponíveis no site da EPTC e a localização em tempo real pode ser acessada na função GPS do aplicativo TRI (Cittamobi).

Linhas que atendem a região:

E10/E10.1 - Restinga Carnaval (via Lomba): saída do terminal da Restinga Nova até o Porto Seco. Retorno no final dos desfiles com veículos à disposição conforme a demanda no local.

T6.1 – Transversal 6 Carnaval: atendimento a partir das 19h para o início do evento. Não final, viagens direto ao Centro, com saídas de acordo com a demanda com veículos articulados.

633 – Costa e Silva: ativação da linha como reforço à linha 633.3, com viagens dia 6, das 23h15 às 5h45; dia 7, das 20h15 às 5h45; e dia 8, das 19h15 à 1h45.

B02 – Leopoldina Aeroporto: tabela normal com acréscimo de viagem no final da operação para atendimento aos usuários do Trensurb. Viagens extras dia 6: 22h40/23h30; dia 7: 5h/21h30/22h30/23h30; e dia 8: 5h30/21h30/22h30.

E33 – Centro/Evento (via Assis Brasil): deslocamento do Centro para o evento a partir das 19h, nos dias 6 e 7, e a partir das 17h no dia 8. Veículos à disposição para fazer o atendimento no final do evento.

ARTE EPTC/Divulgação PMPA
MOBILIDADE URBANA

 

Andrea Brasil