Primeiro dia do Carnaval de Rua POA reúne mais de 50 mil foliões

23/02/2020 09:23
Anselmo Cunha/PMPA
Carnaval
Três blocos e trio elétrico animaram a multidão no Circuito Cidade Baixa-Praça Garibaldi

A festa mais democrática e uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil, o Carnaval, começou oficialmente em Porto Alegre. Neste sábado, 22, o Carnaval de Rua POA reuniu mais de 50 mil foliões, de acordo com a contagem informada pela organização do evento. A estreia do Circuito Cidade Baixa-Praça Garibaldi  teve de funk ao rock, de marchinhas tradicionais ao melhor do samba, dando a  largada aos desfiles de blocos da Capital. O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, comemorou a abertura. “Digo com muita felicidade que conseguimos superar os problemas e adversidades e, com parcerias, a cidade ganhou mais um grande evento”, diz.

Três entidades carnavalescas animaram a multidão embalada pelo som potente do trio elétrico. A primeira atração do dia foi o Panela do Samba, bloco  criado no bairro Jardim Botânico. O ingrediente principal foi o samba, alternado com axé, pop e MPB. O bloco homenageou uma das personalidades mais conhecidas do Carnaval de Porto Alegre, Nenê da Praiana.

Formado por amigos de Guaíba e Gravataí, o Bloco do Bartira foi o segundo a se apresentar. Trouxe integrantes de  harmonia e percussão no trio elétrico, acompanhados por uma bateria no chão, além de porta-estandartes adulto e infantil, mestre-sala e porta-bandeira, para animar os foliões com jeito de escola de samba.

Anselmo Cunha/PMPA
Carnaval
Início da folia teve de funk ao rock e de marchinhas tradicionais ao melhor do samba

O encerramento foi com o bloco do site Bah Guri. No ar desde 2014, o portal saiu do mundo digital e se transformou em grupo carnavalesco. A performance teve DJs, flautista tocando marchinhas e sucessos dos carnavais de todos os tempos. Atendendo à recomendação do Ministério Público (MP), o evento terminou às 21h.

As amigas Ana Eduarda Barcelos e Carla Sperotto, estudantes universitárias, trocaram o Litoral por Porto Alegre para festejar o Carnaval. “Não estava muito animada para enfrentar a confusão da praia e não me arrependo de ter ficado. Baita festa”, comemorou Ana Eduarda. “Ana me convenceu a ficar. Acho que não precisa mais sair de Porto Alegre para curtir o Carnaval”, disse Carla.

O trio elétrico que estava previsto para percorrer a avenida  Aureliano de Figueiredo Pinto ficou parado na Praça Garibaldi por motivos operacionais. “Decidimos deixar o trio estático por questão de segurança e para proporcionar mais conforto ao público”, explica Arthur Credideu, da empresa realizadora do evento, a Opinião Produtora. Ele diz que a festa não foi prejudicada e que o resultado foi positivo.

Estrutura – Em todos os dias do evento, os foliões encontrarão ao longo do percurso banheiros químicos, bares, equipes de apoio, trios elétricos, segurança privada, serviços de limpeza, ambulâncias com UTI móvel e brigadistas.

Neste domingo, 23, o Carnaval de Rua segue a programação no Circuito Cidade Baixa-Praça Garibaldi com os desfiles dos blocos Gonhas da Folia, OP e Bloukos, que se apresentaria inicialmente na segunda-feira.

O último dia, domingo, 8, teve a programação ajustada e agora terá um desfile a mais. O bloco Ai Que Saudade do Meu Ex desfilará às 11h, totalizando cinco blocos na grade de horários.  

Programação

23 de fevereiro, domingo

Local: Circuito Cidade Baixa-Praça Garibaldi

16h30 – Gonhas da Folia, Bloukos
18h e 19h – Bloco do OP – Amigos do Mano Délcio

24 de fevereiro, segunda-feira

Local: Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi
16h30 – Panteras do Samba

25 de fevereiro, terça-feira

Local: Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi
16h30 – Império da Lã
19h – Deixa Falar

29 de fevereiro, sábado

Local: Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi
14h – Bloco do Zé
16h30 – Do Jeito que Tá Vai
19h – Areal do Futuro

1º de março, domingo

Local: Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi
14h – Cia. do Trago
16h30 – Bloco do Fusca Azul
19h – Bloco do Isopor

7 de março, sábado

Local: Circuito Orla – Usina do Gasômetro
15h – Bloco da Amizade
17h – Malvina
19h30 – Afrotchê 
22h – Puxa que é Peruca

8 de março, domingo

Local: Circuito Orla – Usina do Gasômetro
11h - Ai Que Saudade do Meu Ex
15h – Bloco dos Anjos
17h – Os Dinobico’s
19h30 – Filhos do Cumpadi Washington
22h – Ziriguidum

Não é Não - No dia 29, a Diretoria da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, em parceria com o Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, continua a campanha de conscientização Não é Não! O objetivo da mobilização é a conscientizar sobre a importância do enfrentamento ao desrespeito contra a mulher e aos crimes de estupro.

Dicas para os foliões

- Mantenha-se hidratado.

- Bebidas alcoólicas, somente para maiores de 18 anos e com moderação.

- Aplique filtro solar e evite a exposição prolongada ao sol.

- Use calçados confortáveis, como tênis.

- Alimente-se bem.

- Não aceite bebidas de estranhos.

- Não consuma drogas ilícitas.

- Proteja-se das doenças sexualmente transmissíveis usando camisinha.

- Se precisar de ajuda, procure as equipes disponíveis nos eventos.

- Não é Não!

Informações detalhadas sobre os horários e os trajetos dos blocos estão disponíveis na página oficial do Carnaval de Rua no Facebook  e na página da Secretaria Municipal da Cultura.

O Carnaval de Rua POA 2020 tem patrocínio de Tintas Renner By PPG, apoio de Devassa e da Prefeitura de Porto Alegre. A produção é de Olele, Opinião Produtora, Impacto Vento Norte e Grupo Austral. Conta com financiamento do Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

  

 

Paulo Beccon

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes