Produções brasileiras estreiam na Cinemateca

15/08/2019 09:04

A Cinemateca Capitólio Petrobras exibe duas produções brasileiras a partir desta quinta-feira, 15. Entram em cartaz Abaixo a Gravidade, novo filme do realizador baiano Edgard Navarro, e Divino Amor, de Gabriel Mascaro, um dos destaques do ano. Fourteen, de Dan Sallitt, e Rafiki, de Wanuri Kahiu, ganham mais uma semana de exibição. O valor do ingresso é R$ 16, com meia-entrada para estudantes e idosos. 

Os filmes
   
Abaixo a Gravidade

Brasil, 2017, 110 minutos, DCP 
Direção: Edgard Navarro
Classificação indicativa: 16 anos
Distribuição: Fênix Filmes
Ao descobrir que sofre de uma grave doença, Bené (Everaldo Pontes) entra num sério dilema, pensando se deve se tratar ou esperar o desenvolvimento natural da patologia. Sua amizade com a jovem e descolada Letícia leva o homem, que vive há anos isolado em uma comunidade rural no interior da Bahia, de volta para a cidade grande e todo o seu caos.

Divino Amor
Brasil, 2019, DCP, 101 minutos 
Direção: Gabriel Mascaro 
Classificação indicativa: 18 anos 
Distribuição: Vitrine Filmes
Joana (Dira Paes) trabalha como escrivã em um cartório e, profundamente religiosa e devota à ideia da fidelidade conjugal, sempre tenta demover os casais que volta e meia surgem pedindo o divórcio. Tal situação sempre a deixa à espera de algum reconhecimento, pelos esforços feitos. Entretanto, a situação muda quando ela própria enfrenta uma crise em seu casamento.

Fourteen
94 min., 2019, EUA, DCP
Direção: Dan Sallitt 
Distribuição: Zeta Filmes
Mara (Tallie Medel) e Jo (Norma Kuhling) são as melhores amigas desde o ensino médio, quando tinham 14 anos. Jo é a mais extrovertida, é assistente social, vive uma série de relacionamentos breves, sempre intensos. Mara tem uma personalidade mais reservada, é professora assistente, tenta uma vaga no ensino fundamental e escreve ficção em seu tempo livre. Sua vida romântica é dos pequenos casos, até conhecer Adam. Jo apresenta uma certa instabilidade emocional cada vez mais preocupante que afeta seu trabalho e sua vida pessoal. Ao longo de mais de uma década, Mara às vezes tenta ajudar, às vezes recua para se preservar, mas nunca deixa para trás sua poderosa conexão afetiva com Jo.

Rafiki 
Quênia/África do Sul/França, 2018, 82 minutos, DCP
Direção: Wanuri Kahiu
Distribuição: Olhar  
Rafiki (que significa “amigos”) é uma história de amor entre duas jovens mulheres em um país que ainda criminaliza a homossexualidade. Kena e Ziki há muito tempo ouvem dizer que “boas meninas quenianas se tornam boas esposas quenianas” – mas elas anseiam por algo mais. Apesar da rivalidade política entre suas famílias, as meninas encorajam uma a outra a perseguir seus sonhos em uma sociedade conservadora. Quando o amor floresce entre elas, Kena e Ziki devem escolher entre felicidade e segurança.

Horários e sessões de 15 a 21 de agosto 

Quinta-feira, 15
14h – Kinoclube: O Corcel Negro
16h – Abaixo a Gravidade
18h30 – Rafiki
20h – Divino Amor

Sexta-feira, 16
14h – Fourteen
16h – Abaixo a Gravidade
18h30 – Rafiki
20h – Divino Amor

Sábado, 17
14h – Fourteen
16h – Abaixo a Gravidade
18h30 – Rafiki
20h – Divino Amor

Domingo, 18 
14h – Fourteen
16h – Abaixo a Gravidade
18h30 – Rafiki
20h – Divino Amor

Terça-feira, 20
14h – Fourteen
16h – Abaixo a Gravidade
18h30 – Rafiki
20h – Divino Amor

Quarta-feira, 21
14h – Fourteen
16h – Abaixo a Gravidade
18h30 – Rafiki
20h – Divino Amor

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela Fundacine – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da Petrobras. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.    

 

Cleber Saydelles

Taís Dimer Dihl