Programação encerra exposição Artistas Mulheres

23/11/2019 09:41
F.Zago-StudioZ
CULTURA
Proposta é debater a presença feminina em acervos e nas artes visuais

O encerramento da exposição Artistas Mulheres: tensões e reminiscências será marcado por uma série de atividades e práticas educativas. As ações ocorrem no sábado, 23, a partir das 10h, na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico). A proposta é debater a presença feminina em acervos e também a inserção das mulheres no campo das artes visuais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

A visitação vai até 22 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h, com útlimo acesso às 17h30. A proposta dá prosseguimento ao projeto Mulheres Nos Acervos, que questiona a assimetria de gênero nas instituições públicas de arte de Porto Alegre. Nessa exposição, as curadoras Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin escolheram mostrar todas as artistas mulheres presentes na Pinacoteca, dado que são somente 22 em comparação a 76 artistas homens. 

Exposição Artistas Mulheres: territórios expandidos - Procura ampliar as discussões sobre as questões de gênero na história da arte do Rio Grande do Sul, lançando um olhar para o acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli. Levantamento realizado junto à coleção revelou que as artistas mulheres representam apenas 29% do acervo. Em um esforço para traduzir no espaço expositivo o perfil da produção dessas artistas, a curadoria propõe um percurso através de 32 obras ordenadas em seis eixos temáticos. O conjunto explora a questão da territorialidade, que começa nos limites do corpo e se expande para os atos de habitar e coabitar em sociedade, do micro ao macro território, representado na conquista de novos espaços e possibilidades de expressão.

Programação

10h - 12h - Visibilidade invisível: a presença feminina na escola de belas artes de porto alegre (1910-1936), com Rosane Vargas
12h - 13h - Intervalo para almoço
13h - 14h -  Visita à exposição Artistas mulheres: tensões e reminiscências, com curadoras e artistas convidadas
14h - 16h -  A palavra está com elas: diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais, com Lilian Maus e Isabel Waquil

Serviço

Encontro Artistas Mulheres - Práticas Educativas
Pinacoteca Ruben Berta na rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico
Sábado, 23, das 10h às 16h
Evento gratuito e com emissão de certificado para os participantes
Informações: acervo@portoalegre.rs.gov.br / 51 3289 8292
Inscrições: gratuitas no formulário on-line.

  

 

Paulo Beccon

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes