Projeto Ruas que não andei será lançado nesta quinta-feira
Em comemoração à Semana do Patrimônio Histórico Cultural, a Prefeitura de Porto Alegre lança nesta quinta-feira, 17, às 13h30, o projeto Ruas que não andei. A atividade, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) por meio do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural (Compahc), acontecerá na esquina das ruas Riachuelo com General Canabarro, no Centro Histórico.
O projeto é realizado em parceria com a empresa Imobi, que atua em mÃdia externa. A ideia é substituir ou agregar, de forma temporária, os nomes antigos em ruas de 35 esquinas conhecidas da Capital. Nas placas haverá um QR Code direcionando o observador para um encarte digital com um mapa de 1888 e que faz referência aos nomes antigos e os novos.
Ruas que não andei terá duração de 15 dias, prosseguindo até o fim de agosto. O principal objetivo é despertar a curiosidade e promover a pesquisa, além incentivar a preservação das peças cartográficas que registram a evolução urbana de Porto Alegre.
Mesa-redonda e caminhada – Na sexta-feira, 18, às 19h, haverá uma mesa-redonda com pesquisadores, jornalistas, vereadores e entidades sobre ruas de Porto Alegre. O debate será no Salão Nobre do Museu de Artes de Porto Alegre (Praça Montevideu, 10 - Centro Histórico).
No sábado, 19, às 10h, será realizada caminhada e reconhecimento do território. A atividade irá sair da praça Conde de Porto Alegre (Viaduto José Loureiro da Silva - Centro Histórico). Serão utilizados recursos visuais para ilustrar as ruas do passado e serão debatidas as camadas urbanas e sociais que configuraram o território até os dias atuais.
Ruas que não andei
Quinta-feira, 17
Lançamento do projeto
Local: Esquina das ruas Riachuelo com Gen. Canabarro, Ã s 13h30
Sexta-feira, 18
Mesa-redonda
Local: Museu de Artes de Porto Alegre - Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico, às 19h
Sábado, 19
Caminhada
Local: Praça Conde de Porto Alegre (Viaduto José Loureiro da Silva - Centro Histórico), às 10h
Andrea Brasil