Público lota a Praça da Alfândega no primeiro fim de semana da Feira do Livro

02/11/2025 17:56

No primeiro fim de semana da 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, foi grande a movimentação de pessoas na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da Capital. O tempo bom incentivou a visitação e, neste domingo, foi difícil circular entre as 79 bancas de livros. O espaço das sessões de autógrafos também lotou. Além dos lançamentos das editoras, os visitantes deram preferência para os saldos. Era possível encontrar clássicos a R$ 20, como o "O Diário de Anne Frank" ou o livro "O Processo", de Franz Kafka.

As técnicas de enfermagem Thaís Magalhães e Ana Paula Oliveira saíram do plantão hospitalar e foram direto para a feira. "Eu sou de Camaquã e esta é a minha estreia aqui. A fama de que a feira é maravilhosa se confirmou. Estou adorando e quero vir de novo", disse Thaís. No setor infantojuvenil, o casal Pedro e Hala Costa, de Gravataí, trouxe os filhos Ana Paula, 8 anos, e Gael, 5 anos, para passear e escolher livrinhos. "Há muitas novidades! Ela escolheu o Bloco de Desenho das Princesas, e ele o livro do Homem de Ferro."

Lendas urbanas - No estande da prefeitura, localizado próximo à Praça dos autógrafos, o público pode conferir a exposição Patrimônio Imaterial: As Lendas Urbanas de Porto Alegre, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura por meio do Museu Joaquim José Felizardo.

A promotora de eventos Laís Batista, 34 anos, achou interessante os painéis sobre histórias que fazem parte do imaginário popular da Capital. "A que eu mais gostei foi a dos crimes da Rua do Arvoredo. Será que é verdade mesmo?, referia-se à história dos boatos de que seria feita linguiça com carne humana proveniente de uma série de assassinatos ocorridos entre 1863 e 1864 na rua do Arvoredo, em Porto Alegre. Além deste painel, os outros que fazem parte da mostra também chamaram atenção do público: Maria Degolada; As lágrimas de Obirici e As Torres Malditas. A exposição pode ser conferida até o encerramento da feira, em 16 de novembro.  

Leia mais:
Banda Municipal apresenta composições de artistas nacionais e internacionais na Feira do Livro
Feira do Livro de Porto Alegre é aberta oficialmente no Centro Histórico
DMLU promove palestra sobre gestão de resíduos e blitz na 71ª Feira do Livro
Feira do Livro abre nesta sexta com expectativa de movimentar o Centro Histórico
Feira do Livro: prefeitura irá distribuir material informativo sobre lendas urbanas
Banda Municipal faz apresentação na 71ª Feira do Livro
Vigilância Ambiental terá estande na Feira do Livro de Porto Alegre
Lendas urbanas serão destaque no estande da prefeitura na Feira do Livro
Montagem da 71ª Feira do Livro começa na Praça da Alfândega

 

Ivani Schütz

Cristiano Vieira