Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Cultura

Semana do Patrimônio Cultural abre neste sábado

14/08/2019 09:00
Equipe Consultora Magadan y Asoc/Arquivo
Semana do Patrimônio Cultural abre neste sábado
Arquiteto argentino Marcelo Madagán é um dos convidados do evento
A abertura oficial da Semana do Patrimônio Cultural de Porto Alegre será neste sábado, 17, às 17h, no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa). Haverá uma apresentação musical do Instituto Popular de Arte-Educação (Ipdae), com entrada franca. Promovida pela Coordenação da Memória Cultural (CMC) da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a programação ocorrerá de 17 a 24 de agosto e inclui atividades como seminário, caminhada guiada, roda de conversa, oficina, workshop e cinema. 
 
Neste ano, também se integra à programação do Dia do Estadual do Patrimônio Cultural, implementado pela Secretaria de Estado da Cultura e celebrado na mesma data. As atividades ocorrem em praças, ruas e instituições da prefeitura e do governo do estado, bem como em espaços privados da Capital.
 
O coordenador da Memória Cultural da SMC, José Francisco Alves, destaca a ampliação da agenda desta edição. “Além dos recursos da prefeitura, contamos com parceiros como a Secretaria Estadual da Cultura, Shopping Total e Unimed Federação, o que propiciou a realização de duas atrações especiais, como o Seminário Arte e Monumentos como Patrimônio Cultural e a Exposição Monumentos e Arte: a história da cidade em risco. Com isso, amplia-se os públicos atingidos pelo evento, que envolverá de adolescentes em situação de risco, portadores de necessidades especiais e terceira idade, a especialista ,s em patrimônio cultural, arquitetura, artistas e restauradores”, comenta Alves. O evento anual, que começou a ser realizado em 2017, se inicia no Dia Nacional do Patrimônio Cultural, 17 de agosto. A data marca o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), patrono do patrimônio cultural brasileiro. 
 
Caminhada - As atividades começam com mais uma edição do Viva Porto Alegre a Pé, na Cidade Baixa. O encontro dos participantes será às 15h, no Centro Comercial Olaria (rua General Lima e Silva, nº 776). As inscrições já estão encerradas.
 
Local das antigas olarias, da ilhota, que não existe mais, dos carnavais de rua, é hoje o bairro boêmio por excelência de Porto Alegre pela concentração de bares, restaurantes e casas noturnas. Além disso, espaços culturais como cinemas, teatros, livrarias, museu, galerias de arte, antiquários, briques e brechós compõem a história do bairro. Os casarios em diversas ruas, seja de casinhas de porta-e-janela, seja de sobrados ecléticos, aliados à vida diuturna, conferem à paisagem valores materiais e imateriais que só a Cidade Baixa tem.
 
Orientadoras - Ana Margarida da Fontoura Xavier, arquiteta, artista plástica, especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos pela Ufrgs, servidora aposentada da SMC, e Suzana Pohia, jornalista e dramaturga, especialista em Teoria e Prática na Formação do Leitor pela Ufrgs.
 

  

 

Cleber Saydelles e Paulo Beccon

Andrea Brasil