Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro

29/10/2022 08:13

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e o Escritório Consular do Japão em Porto Alegre promovem o simpósio O caminho para o Haikai, neste sábado, 29, às 15h, no Auditório Barbosa Lessa, localizado no Espaço Força e Luz (rua dos Andradas, 1223). O evento integra a programação da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. A entrada é livre.

Durante o simpósio, os participantes - poetas, escritores, pesquisadores e representantes de editoras - farão apresentações para aprofundar a compreensão da poesia japonesa e do haikai. Será uma oportunidade de ampliar o conhecimento da cultura japonesa através das características do haikai, que possui uma longa história, e do encontro com a literatura brasileira em meio a essa trajetória.

Haikai - Desde que os primeiros imigrantes japoneses desembarcaram em Santos, no início do século 20, a forma japonesa do haikai já foi introduzida, reintroduzida, adaptada e ressignificada inúmeras vezes, a partir de pontos de vista, linhagens e compreensões diferentes. Há tantos entendimentos do que venha a ser o haikai no Brasil quanto há poetas e leitores de haikai por aqui. No entanto, aquilo que chamamos de haikai no Brasil começou como uma forma clássica da literatura japonesa e, atualmente, é um fazer poético praticado no mundo todo.  

Participam do encontro, mediado pelo tradutor e professor Andrei Cunha, a poeta e letrista Alice Ruizo, o editor da editora Bestiário, Roberto Schmitt-Prym, o escritor e músico Ricardo Silvestrin e o coordenador de Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Camilo de Lélis.

Leia mais

Começa a montagem da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre

Programação da 68ª Feira do Livro celebra os 250 anos de Porto Alegre

Cleber Saydelles

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes