Três exposições ainda podem ser visitadas na Aldo Locatelli
A Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura oferece gratuitamente uma programação artística na Pinacoteca Aldo Locatelli nesta última semana do ano para quem gosta de arte. Ainda é possível visitar três exposições que ocupam as salas e o porão-galeria da Pinacoteca no Paço dos Açorianos.
Ocupação Cromática é a primeira delas a sair de cartaz, na próxima segunda-feira, 3. O subsolo ou porão do Paço Municipal foi o espaço escolhido pelo artista gaúcho Fernando Limberger, radicado em São Paulo, para propor uma mostra especialmente concebida para o local. O trabalho de Limberger causa um desassossego do olhar e provoca os sentidos dos visitantes, em um ambiente escuro que não se usa no cotidiano, mas que se revela repleto de memórias e iluminado por uma paisagem coberta de cores. O porão de memórias é também o lugar dos sonhos.
A obra-exposição pensada e desenhada para o porão do Paço Municipal tem a curadoria de Fernanda Albuquerque. O conjunto de instalações se apresenta como uma paisagem onírica que toma conta do porão, com cores vibrantes e elementos tais como pedras, areia, palha e penas tingidas.
Data de término: 3 de janeiro.
Também é possível o público apreciar a exposição 60 Anos no Futuro Atelier Livre e artista-professor, que marca as seis décadas de atividades do Ateliê Livre Xico Stockinger, modelo de escola pública aberta, responsável pela formação de inúmeros artistas e pela projeção de Porto Alegre no campo das artes no país. A exibição é um recorte de obras de seus mestres professores, dos fundadores aos profissionais de hoje. Com obras da Pinacoteca Aldo Locatelli, a exposição pontua a relevância do Atelier, destacando o trabalho desenvolvido por 35 de seus artistas-professores ao longo dos anos com técnicas e temáticas variadas. As obras não são “datadas”, expressam a dimensão humana, nas angústias e esperanças, transcendendo o período em que foram produzidas.
Data de término: 25 de fevereiro.
A Fonte de Todos os Ventos - Cem anos de Nelson Jungbluth homenageia um dos mais importantes artistas plásticos gaúchos do século XX – que completaria 100 anos em novembro último. Contando com um acervo da família, a mostra foi aberta para visitação do público em 7 de dezembro, permanecendo em cartaz até fevereiro.
Plural, intenso e com modulações diversas, da brisa ao sopro mais severo, Nelson Jungbluth situa sua criação a partir de um lugar em constante movimento, sem âncoras ou amarras, como se presume ser a fonte dos ventos: homens, mulheres, cavalos, floras imaginárias, lides campeiras e outros temas, vão e vêm, aparecem e reaparecem ao longo de sua jornada criativa, colorida e vibrante. Foi um artista além-galerias, atuou também como publicitário e é de sua autoria a lendária “Rosa dos Ventos” – identidade visual da Varig – que carregou sua maestria por todos os ventos do mundo.
Data do término: 25 de fevereiro.
A Pinacoteca Aldo Locatelli fica aberta de segundas a sextas-feiras, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h e está localizada na Praça Montevidéu, 10 – Paço dos Açoriano, Centro Histórico.
Andrea Brasil