Bares e restaurantes do Mercado Público funcionarão aos domingos
A partir deste fim de semana os bares e restaurantes do Mercado Público poderão abrir também aos domingos. O local tem aproximadamente 20 restaurantes ativos e seis já confirmaram que abrirão já neste domingo, 9, Dia das Mães. O atendimento será das 8h às 16h.
“O Mercado Público é um dos cartões postais de Porto Alegre. Permitir que bares e restaurantes abram aos domingos é uma forma de contribuir com os empresários que querem trabalhar e movimentar a nossa economia, além de oferecer aos porto-alegrenses e aos turistas uma excelente opção lazer”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.
Entre as opções para o almoço, estão três dos mais tradicionais locais de Porto Alegre: o Gambrinus (das 11h às 16h), o Naval (das 11h às 15h), e o Bar Chope Essencial, reconhecidos por sua culinária diferenciada. Além deles, o Café do Mercado também estará funcionando. “Nós deixamos livre para os proprietários dos estabelecimentos escolherem se querem ou não abrir”, destacou o gerente do Mercado Público, Ronaldo Pinto Gomes.
A prefeitura estuda ainda permitir a abertura também das bancas aos domingos. “Isso denota um carinho muito especial da atual gestão pelo Mercado Público. Achamos muito importante estarmos abertos aos domingos, pois os restaurantes foram um dos segmentos mais afetados pela pandemia. Diante disso, cada dia a mais que puderem trabalhar, melhor”, afirmou a presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central, Adriana Kauer.
O Mercado
O Mercado Público foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre em 1979, o prédio sofreu quatro incêndios (1912, 1976,1979 e 2013) e resistiu à grande enchente de 1941. Oferece produtos regionais, naturais, especiarias e exclusividades. Atua ainda como espaço para manifestações culturais e comunitárias.
As bancas e lojas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30. Sábado, das 7h30 às 18h30. Os restaurantes ficam abertos de segunda a quarta das 11h às 21h, quinta e sexta das 11h às 21h30 e no sábado das 11h às 17h. O Largo Glênio Peres pode ser usado como estacionamento, de segunda a sexta-feira, a partir das 18 horas, e sábado e domingos durante o dia inteiro.
Andrea Brasil