Entidades projetam ações para fortalecer Porto Alegre como destino turístico
Mais de 20 entidades privadas que integram a Aliança pelo Turismo de Porto Alegre estiveram reunidas nesta quinta-feira, 8, para alinhar estratégias de promoção turística da cidade. O projeto é liderado pela iniciativa privada, com apoio da prefeitura, Pacto Alegre e Sebrae-RS.
A Aliança busca fomentar o setor turístico e os desenvolvimentos econômico e social, através de metas traçadas em plano de marketing para o segmento. O estudo também propôs a construção de uma marca oficial para a cidade, a Porto Alegre Toda Tua, uma construção coletiva com mais de 10 mil pessoas.
Também foi lançado, no fim de 2023, o Destino Poa, portal de turismo que mostra a cidade, a gastronomia, os atrativos para o porto-alegrense e o turista. “Temos um portal muito profissional que só precisa ganhar força. Essa cocriação que estamos fazendo é um primeiro passo para consolidarmos a Aliança”, diz o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto.
“Precisamos que as entidades sejam parceiras e colaborem com essa iniciativa ambiciosa que é fundamental para toda a cidade. A Aliança, ainda, projeta capacitar o trade e integrar todos os serviços turísticos de Porto Alegre”, salientou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Júlia Evangelista Tavares.
A reunião aconteceu no Instituto Caldeira, no 4º Distrito da Capital. Entidades como Abrasel, CDL, Sindilojas, AGM, Transforma RS, Fraport, Badesul, Convention Bureau e Sindha estiveram presentes. O próximo encontro do grupo deverá acontecer na primeira semana de março.
Gilmar Martins