Evento no Cais Embarcadero destaca o churrasco da Capital
O Churras no Cais, evento que celebra uma das culturas mais tradicionais do povo gaúcho, começo na sexta-feira, 15, no Cais Embarcadero, em Porto Alegre, e prossegue neste fim de semana. O evento é uma parceria com a prefeitura para reforçar a marca de "Capital Mundial do Churrasco" e celebrar a Semana Farroupilha.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) estará presente com um estande para promover os destinos turÃsticos da cidade. O espaço montado no Querência Embarcadero, no gramado central, das ficará aberto das 11h à s 20h, com a equipe do Centro de Informações TurÃsticas (CIT). Em 2022, o evento reuniu mais de 45 mil pessoas.
O melhor da culinária tradicional e campeira será destaque. Na sexta, 15, aconteceu o Ovelhaço. Sábado, 16, e domingo, 17, o público poderá fazer seu próprio churrasco, com vista para o GuaÃba, das 12h à s 17h. Para finalizar a segunda edição do Churras no Cais, na quarta-feira, feriado de 20 de setembro, é a vez do assado de carne suÃna, das 12h à s 17h. Ingressos e mais informações estão disponÃveis aqui.
Solidariedade - O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) irá receber doações de itens de higiene e limpeza no sábado, 16, e na quarta-feira, 20, durante o Churras no Cais. Os donativos serão recebidos no estande da prefeitura, das 10h à s 14h, e destinados aos atingidos pelas enchentes. Cada item doado dá direito a uma ecobag (o limite é de duas sacolas por pessoa).
Tradição gaúcha - O projeto “Porto Alegre Capital Mundial do Churrasco†é um movimento da prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, para promover o turismo gastronômico, a tradição gaúcha e os aspectos culturais do municÃpio. Porto Alegre é a cidade com o maior número de churrasqueiras por habitante, além de possuir mais de 100 churrascarias regularizadas na cidade.
Além de reposicionar o municÃpio no turismo de gastronomia, o tÃtulo de Capital Mundial do Churrasco também objetiva explorar a culinária muito além do prato, incentivando festivais a céu aberto, as cervejarias artesanais, o 4º Distrito, os Caminhos Rurais, a Orla do GuaÃba e os parques.
Â
Gilmar Martins