Festa da Uva e da Ameixa tem abertura oficial neste sábado

13/01/2022 08:55
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
A festa integra o calendário dos 250 anos de Porto Alegre

Está confirmada a realização da 30ª edição da Festa da Uva e da Ameixa, que acontece em Belém Velho, Extremo Sul da Capital. A abertura oficial do evento está marcada para este sábado, 15, às 11h, na Praça Nossa Senhora de Belém, em frente à escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Pacheco Prates. A festa integra o calendário oficial dos 250 anos de Porto Alegre e terá programação nos dias 15,16, 22 e 23 de janeiro, das 9h às 20h.

Fomento ao setor - A Festa da Uva e da Ameixa tem o objetivo de fomentar a atividade econômica rural, oferecer à população alimentos nutritivos, além de incentivar o escoamento da produção local. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Capital, por meio da Coordenação de Fomento/ EAGRO (Centro Agrícola Demonstrativo), é responsável pelos projetos voltados ao fomento das atividades agrícolas, pecuária e agroindustriais, além de eventos como a Festa do Pêssego, a Festa da Uva e da Ameixa e Feira do Peixe. 

Dados produção uva e ameixa - De acordo com o Escritório Municipal da Emater/RS, em 2021, houve um incremento de 20% na produção de uva em relação a 2020. Já os dados em relação à produção de ameixa mostram uma regularidade nos últimos dois anos, uma média de 80 toneladas.

Thaísa Rossa

Fabiana Kloeckner