Porto Alegre terá rota oficial do polo cervejeiro

01/03/2024 08:38
Rafael Camargo/Divulgação PMPA
Sexta Edição do Tour Cervejeiro
Capital gaúcha é a segunda cidade brasileira com o maior número de cervejarias

A região do 4º Distrito vai dar início à Rota Oficial do Polo Cervejeiro de Porto Alegre. O lançamento acontece neste domingo, 3, das 14h às 21h, na rua Almirante Tamandaré, 10 - entre as ruas Voluntários da Pátria e Conselheiro Travassos.

Cerca de 20 cervejarias de diversas bairros, como Anchieta, São Geraldo, Passo D’Areia e Sarandi, vão comercializar a bebida, divulgar as marcas e os tipos de cervejas produzidas. O público poderá degustar mais de 10 tipos de cerveja distribuídos em 100 torneiras, além de food trucks.

A estimativa é de que sejam comercializadas mais de 40 mil litros de cerveja. Ao longo do evento, o DJ Fábio Lopez fica responsável pela festa e, às 17h, Miguel Veleda Trio sobe ao palco. A festa segue, às 19h, com show de Fabrício Beck e Bando Alabama. Haverá ainda sorteios de brindes cervejeiros para quem interagir com as avaliações do Remembeer.

A Rota Oficial do Polo Cervejeiro é uma iniciativa da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), do aplicativo Remembeer e da incorporadora ABF Developments. A produção do evento fica por conta do QuartoPoa.

O projeto - Iniciativa similar presente em várias cidades do país, a Rota Oficial do Polo Cervejeiro de Porto Alegre é um instrumento para fomentar o desenvolvimento econômico do setor, além de estimular a competitividade. Ao longo do ano, a AGM e as cervejarias desenvolverão outros eventos e ações de gamificação pela cidade.

O intuito é fazer com que os porto-alegrenses e os turistas conheçam e experimentem a produção local. A estruturação da Rota também é um importante mecanismo de desenvolvimento do segmento, com o aumento de empregos e renda para o empreendedor.

Ações turísticas em parceria com as cervejarias também estão no radar, comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares. “O lançamento da Rota Oficial do Polo Cervejeiro dá início a um movimento institucional que propõe melhorar o ecossistema produtivo local e aumentar a sinergia produtiva entre os empreendedores do ramo e as diversas regiões da cidade”, diz Júlia.

“Estamos falando em educar e encantar nosso público, de compartilhar a riqueza da cultura cervejeira, de abrir portas para o empreendedorismo, gerar empregos e estimular a economia de uma forma sustentável e responsável”, completa o presidente da AGM, Filipe Bortolini.

Cerveja - Porto Alegre é a segunda cidade brasileira com o maior número de cervejarias. Também é o segundo município brasileiro com maior a quantidade de registro de cervejas (1.805). Atualmente, são 47 produtores artesanais em uma cadeia de valor que emprega mais de 530 pessoas, com média salarial 60% acima do salário-mínimo nacional. A maior parte das cervejarias (47%) está localizada no 4º Distrito (Farrapos, Floresta, Humaitá, Navegantes e São Geraldo).

 

Hosana Aprato

Cristiano Vieira