Procon faz recomendações para compras on-line com segurança

15/03/2021 17:33
Divulgação/PMPA
Procon
Comércio virtual cresceu com a pandemia, mas é preciso tomar cuidados

Com a pandemia e as restrições impostas pela bandeira preta, as compras pela internet vêm aumentando. Nesta segunda-feira, 15, data em é que é celebrado o Dia do Consumidor, o Procon Municipal, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, preparou algumas dicas de segurança para quem  utilizar o sistema on-line.

A primeira delas é pesquisar em diferentes sites e observar as variações antes de fazer a escolha. Cuidado também com anúncios fraudulentos. O consumidor deve ter atenção redobrada ao receber divulgação de promoções por SMS, Whats App e em plataformas de rede social em geral. É comum que hackers se aproveitem desses canais para aplicar golpes, fornecendo links que encaminham para páginas falsas. Desconfie de promoções muito vantajosas, com valores muito abaixo dos praticados por outras lojas que vendem o  mesmo produto.

Verifique sempre se a loja onde pretende fazer a compra tem um site com ambiente seguro para acesso e dê preferência para os portais que exibem o ícone de um cadeado na barra de endereços. Ao fazer o pagamento, gere um cartão de crédito virtual, que oferece maior segurança, porque será válido exclusivamente para aquela compra que você estiver fazendo. Vários bancos oferecem esta opção em seus aplicativos. Outra opção é pagar com boleto bancário - uma modalidade também disponível em vários sites de vendas. Para acessar os portais, não utilize Wi-Fi público nem computadores compartilhados com outras pessoas. 

Compras não presenciais devem garantir ao consumidor o direito de devolução da mercadoria, que deve ser feita em até sete dias da data do recebimento. Já nas compras presenciais, a troca é restrita aos casos de defeito do produto. Nos demais casos, dependerá da política de troca da loja. Sempre pergunte antes de fazer a compra se é possível fazer a substituição. Peça que essa informação seja registrada na nota fiscal ou em cupom de troca afixado no produto. Em qualquer caso, guarde sempre a nota fiscal.

Confira as principais recomendações:

1) Compare preços antes de fechar a compra

2)  Use cupons de desconto

3) Verifique se o site é seguro

4) Prefira a criação de cartão de crédito virtual para pagamento

5) Não acredite em ofertas muito vantajosas

6) Não utilize Wi-Fi público ou computadores compartilhados

7) Cuidado com os links que chegam por e-mail

8) Não use dispositivos de outras pessoas

9)  Crie senhas fortes ao se cadastrar em sites

10)  Leia a política de privacidade dos sites comerciais

  

 

Thaísa Borges

Rui Felten