Semin√°rio sobre turismo de acessibilidade qualifica segmento da Capital

28/11/2023 13:21
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Vice-prefeito Ricardo Gomes participou do evento no Instituto Caldeira

Mais de 200 pessoas participaram do Semin√°rio Porto Alegre Tur√≠stica nesta segunda-feira, 27, no Instituto Caldeira. Organizado¬†pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econ√īmico e Turismo (SMDET), o evento teve¬†palestras e debates sobre comunica√ß√£o inclusiva, atendimento e acessibilidade aos p√ļblicos PcD e LGBT, rela√ß√Ķes justas e prote√ß√£o do consumidor em viagens nacionais e internacionais.¬†O semin√°rio est√° dispon√≠vel na p√°gina da prefeitura no Youtube.

Para o vice-prefeito¬†Ricardo Gomes, n√£o h√° estrat√©gia de desenvolvimento econ√īmico que n√£o passe pelo turismo. ‚ÄúEstamos orgulhosos de estarmos avan√ßando em fazer de Porto Alegre uma cidade cada vez mais tur√≠stica e capaz de reter visitantes de todos os perfis. Temos feito muito investimento nessa dire√ß√£o, inclusive de capacita√ß√£o‚ÄĚ, afirma Gomes.

O segmento do turismo representa 10% do PIB de Porto Alegre. Um em cada oito empregos gerados na Capital s√£o oriundos do setor. ‚ÄúTemos hoje o turismo como a pujan√ßa da economia e precisamos¬†buscar constantemente a qualifica√ß√£o dos nossos servi√ßos e trabalhadores. Queremos uma cidade com mais atrativos tur√≠sticos qualificados e com mais turistas movimentando a economia‚ÄĚ, salienta¬†a titular da SMDET, J√ļlia Evangelista Tavares.

Na opini√£o do guia de turismo Rotechild Prestes, presidente da ONG Caminhadores RS, o semin√°rio aconteceu no momento certo. ‚ÄúFico feliz por Porto Alegre ter trazido uma tem√°tica de bem atender o turista com algum tipo de defici√™ncia, LGBTQIAPN+ e falar das leis. A cidade est√° com iniciativas muito positivas de turismo de acessibilidade, pois temos um p√ļblico com demandas latentes que precisam de um olhar especial‚ÄĚ, completa.¬†

Programa Consumidor Turista¬†¬†- O Semin√°rio Porto Alegre Tur√≠stica faz parte do Programa Consumidor Turista que j√° capacitou cerca de 800 alunos, entre 8 e 11 anos, do 4¬ļ ano do Ensino Fundamental de¬†escolas municipais. A sensibiliza√ß√£o foi realizada em 29 turmas de dez¬†escolas de bairros, como:¬†Restinga, Bel√©m Novo, Bel√©m Velho, M√°rio Quintana e Bom Jesus.

O programa tamb√©m promoveu¬†palestras para cerca de¬†300 pessoas do trade - hot√©is, restaurantes, guias de turismo, operadoras, cervejarias, taxistas, turismo rural -¬†de 18 institui√ß√Ķes. At√© o fim do ano, a SMDET estima que ser√£o 20 turmas de capacita√ß√Ķes.

O p√ļblico das capacita√ß√Ķes recebe cartilhas com conte√ļdos sobre direito do consumidor turista, atendimento ao turista LGBTQIAPN+ e Pessoas com Defici√™ncia (PcD), al√©m da¬†identifica√ß√£o dos principais atrativos tur√≠sticos da capital ga√ļcha. O material foi elaborado em parceria com as secretarias municipais de Educa√ß√£o e de Desenvolvimento Social e pode¬†ser acessado¬†neste link.¬†

Hosana Aprato

Lissandra Mendonça