Sala do Empreendedor registra menor tempo da história para abertura de novas empresas
A Sala do Empreendedor, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (Smdete), apresentou o menor tempo médio já observado para abertura de novas empresas em Porto Alegre. Atualmente, leva-se cerca de três horas entre o prazo de viabilidade e de registro do negócio, o que representa 50% de redução comparado ao mesmo perÃodo do ano passado.Â
A expertise da equipe técnica, a revisão dos fluxos e a desburocratização de alguns processos são os principais motivos para a redução no tempo. "Porto Alegre é uma cidade amiga do empreendedor e esses dados demonstram o quanto estamos focados em prestar todo suporte necessário para quem deseja realizar o sonho de abrir novos negócios", destaca a secretária Fernanda Barth.
Novos negócios - Nos primeiros seis meses de 2025, a Sala do Empreendedor registrou 25,6 mil aberturas de novos negócios, sendo o setor de serviços o mais predominante, com empresas de promoção de vendas, beleza, construção civil e organização de eventos. Na sequência, aparecem as áreas do comércio e indústria.
Bianca Dilly