Abertura da Páscoa Indígena exibe trabalho de conhecimento ancestral em Porto Alegre
Começou nesta segunda-feira, 20, no Parque Harmonia, acampamento de indígenas vindos do interior do Estado para a páscoa tradicional dos povos originários. Até o dia 9 de abril, os kaingangs irão expor o artesanato produzido por eles com elementos naturais. São artigos em cerâmica, cestaria e arte plumária, entre outros, que promovem a valorização da cultura da etnia e fortalecem as comunidades. Os produtos serão expostos e comercializados no Parque Harmonia, no Centro Histórico (na região da rua dos Andradas e Praça da Alfândega) e, nos dias 25 e 26, na Orla do Gasômetro (próximo à estátua da Elis Regina). A atividade é realizada por uma comissão composta pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o Conselho Estadual dos Povos Indígenas e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.
Durante a abertura do acampamento, o secretário da SMDS, Léo Voigt, falou sobre o valor cultural ancestral vivido diariamente pelo indígenas e compartilhado nesse período. “Temos que valorizar e cultivar essa experiência. A Páscoa é um período de união e o que nós vemos aqui é a sincronia entre a beleza estética dos artigos e a comunhão de valores dos povos originários”, afirmou Voigt.
A coordenadora da Unidade de Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos da SMDS, Kate Lima, ressaltou que a presença indígena é “vida ancestral”. Ela é da etnia Ticuna, da Amazônia, e explicou que o artesanato é uma das formas de firmar a arte e espiritualidade dos povos.
Entre os primeiros grupos que chegaram ao acampamento na tarde de domingo, 19, o líder João Kaingang afirmou que o artesanato é produzido com elementos naturais e carrega conhecimentos ancestrais. “Tudo é feito com alegria e gratidão. Essa é a sobrevivência do nosso povo, assim não perdemos a nossa cultura”, destacou João.
O diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas do Governo do Estado, Maurício Neuhaus, enfatizou o envolvimento de diversos agentes na realização do acampamento. “Estamos, também, celebrando a união de esforços para garantir a valorização da cultura indígena e garantir o que as comunidades precisam”, afirmou Neuhaus.
Páscoa Indígena - A exposição do artesanato indígena, em especial com artigos para a celebração da Páscoa, será realizada de 20 de março a 9 de abril, das 7h às 20h, no Parque Harmonia. Também será realizada a exposição no bairro Centro Histórico. No fim de semana dos dias 25 e 26, a feira será na Orla do Guaíba, próximo ao Gasômetro.
Gilmar Martins