Ações marcam os dias internacionais da Pessoa com Deficiência e dos Direitos Humanos

05/12/2021 08:34

  

Ricardo Giusti/PMPA
Desenvolvimento econômico
Serviços e informações estarão disponíveis à população neste domingo

Neste domingo, 5, das 9h às 13h, uma série de atividades serão promovidas pelas diretorias de Acessibilidade e de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) na Redenção (Parque Farroupilha), junto ao Monumento ao Expedicionário. O objetivo é marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de novembro) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de novembro). Se chover,  o evento será cancelado.

Às 11h haverá um show de do cantor Bruno Schafer, com  voz e violão. Também serão realizadas atividades de educação para o trânsito, com a equipe da EPTC,  testes rápidos de DSTs  e HIV com o ônibus Fique Sabendo da Secretaria Municipal de Saúde, informações sobre os serviços de atendimento no Centro de Referência em Direitos Humanos, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e na diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social, além de divulgação do trabalho dos Conselhos Municipais e atrações culturais.

O secretário adjunto da SMDS, Paulo Brum, destaca o significado do dia 3 de dezembro. “O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência cumpre seu papel de conscientização e luta por direitos. Sabemos como a pandemia do coronavírus afetou a vida de todos, mas temos de manter nossa esperança em dias melhores e em novas conquistas para a causa das pessoas com deficiência."

Até novembro, o Centro de Referência em Direitos Humanos, que realiza o atendimento especializado no encaminhamento de denúncias de violação de direitos no município, realizou  422 atendimentos presenciais e 132 por telefone e 0800. Destes, 22 foram denúncias de maus tratos. Os processos abertos são encaminhados ao Ministério Público para apuração e providências. 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - A data de 3 de dezembro, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1992, incentiva a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência nas instâncias  nacional, estadual e municipal. Também propõe a ampliação do acesso das PCDs em todos os segmentos da sociedade, para assegurar uma melhor qualidade de vida. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados, pelo restante da população, como um motivo para a discriminação. A deficiência pode ser classificada em física, auditiva, visual, mental ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.

Dia Internacional dos Direitos Humanos – Comemorado no dia 10 de dezembro, faz alusão ao ano de 1948, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo era formar uma base para os direitos humanos em todo o mundo e representou uma mudança significativa de direção a partir de eventos como a Segunda Guerra Mundial, criando um  novo paradigma para a convivência humana,  na intenção de promover a paz. Ao longo dos anos desenvolveram-se uma série de dispositivos internacionais como tratados, acordos, convenções, pactos e protocolos, consistindo em inegáveis avanços civilizatórios.

O Brasil ratificou os principais instrumentos internacionais de direitos humanos na Constituição Federal de 1988. Atendendo a uma das recomendações da Convenção de Viena, realizada em 1993, criou um Programa Nacional de Direitos Humanos (1996), que atualmente está em sua terceira versão, lançada em 2010.

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil