Central de Intérpretes de Libras entra em operação na Capital

22/05/2023 18:16
Pedro Piegas / PMPA
Desenvolvimento Social
Serviço acionado pelo WhatsApp funciona de segunda a sexta-feira na Capital

O primeiro dia de funcionamento da Central de Intérpretes de Libras (CIL) nesta segunda-feira, 22, registrou 11 atendimentos. A maior parte dos contatos teve como destino serviços de saúde, informações sobre IPTU e Conselho Tutelar, além de dúvidas sobre o funcionamento do serviço.

A prestação do atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ocorre pelo WhatsApp (51) 98016-9060 e resulta de parceria entre o governo municipal e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).

Segundo dados mais recentes do Censo, Porto Alegre tem cerca de 80 mil pessoas com deficiência auditiva. “Notamos que a população surda estava ansiosa pelo atendimento, principalmente com dúvidas sobre funcionamento do serviço e em que locais poderia acionar a Central”, ponderou Pâmela Garcia, assistente social da Feneis.

De maneira remota, o serviço conta com quatro intérpretes de Libras para a tradução simultânea. Para garantir agilidade, o acionamento por vídeo-chamada é feito por meio de smartphones, computador, tablet ou notebook. Quem precisar utilizar a Central de Libras, deve acionar número via WhatsApp no momento em que chega a um órgão do município ou fazer o agendamento da tradução em caso de consulta médica, por exemplo.

A fiscalização cabe à Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Central de Intérpretes de Libras (CIL)

- Atendimento remoto imediato ou por agendamento pelo WhatsApp (51) 98016-9060;
-Disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
  

 

Leandro Olegário

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes