Centro de Referência ao Imigrante inicia o serviço com 15 acolhimentos
No primeiro dia de funcionamento do Centro de Referência ao Imigrante (CRIm), nesta segunda-feira, 5, foram atendidas 15 pessoas, a maioria em busca de benefÃcios sociais e serviços jurÃdicos. Vinculado à Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o Centro é gerido pela organização social civil Sempre Mulher - Instituto de Pesquisa e Intervenção sobre Relações Raciais, selecionada por meio de chamamento público.Â
O atendimento é gratuito, na Rua dos Andradas, 1.643, 4º andar, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. Os telefones para contato são 3289-2058, 3289-2065 e 3289-2067.
A coordenadora do CRIm, Aurora Oliveira Ribeiro, enfatiza que o serviço chega para melhorar a qualidade de vida e a dignidade da população imigrante e refugiada em Porto Alegre. "O trabalho envolverá desde o acolhimento e orientação, até a integração dessas pessoas à sociedade brasileira da melhor forma possÃvel", afirma.
Parceria - Fundada em 2002, a organização Sempre Mulher tem a missão de promover a garantia dos direitos humanos e sociais preferencialmente para a população negra em situação de vulnerabilidade e risco social. Para o atendimento a imigrantes e refugiados na Capital, vai disponibilizar equipes multiprofissionais.
O termo de colaboração firmado com a prefeitura tem vigência de 12 meses e prevê aplicação de R$ 289,9 mil nos serviços, divididos em parcelas mensais de R$ 24.166,25. Os recursos virão de convênio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com o Ministério da Justiça.Â
Â
 Â
Â
Elisandra Borba