Curso gratuito para empreendedores tem recorde de público

24/05/2022 10:56
Eduarda Alcaraz/SMDS PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
57 pessoas participam da primeira turma

Nesta segunda-feira, 23, foi realizada a primeira aula do Empreende Poa, curso gratuito para formar empreendedores. No total, 57 pessoas participam da primeira turma. Os encontros presenciais serão realizados na Escola de Samba Estado Maior da Restinga (av. João Antônio Silveira, Restinga) até a próxima sexta-feira, 27, contabilizando uma carga de 30 horas. A capacitação é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com a Besouro Agência de Fomento Social e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

A mobilização dos futuros empreendedores inspirou o secretário Léo Voigt. Ele destacou que a presença deles em uma noite fria de segunda-feira é a indicação de sucesso dos seus futuros negócios. “Essa é a primeira turma. Se o resultado for positivo, podemos expandir a parceria para outros bairros de Porto Alegre”, afirmou Voigt.

Para o diretor do Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Weinmann, a procura intensa pela formação demonstra o desejo da população por capacitação profissional. “Nós tivemos mais de 90 pessoas interessadas no curso e hoje recebemos quase 60 aqui. Essa é a prova de que o porto-alegrense está, sim, disposto a correr atrás dos seus objetivos e sonhos”, destacou Weinmann.

Os cinco dias de curso serão conduzidos pela Besouro Agência de Fomento Social. Será usada a metodologia By Necessity, desenvolvida por eles para a criação de um negócio com baixo ou nenhum custo. Segundo a facilitadora Rochelle Thomaz, realizar a ação na Restinga é muito significativo. “As pessoas aqui têm muita energia, criatividade e seguem o seu propósito com dignidade. Essa capacitação vai guiar quem já tem o seu negócio e vai abrir o caminho para quem ainda não tem”, explicou Rochelle.

Assim são as irmãs Cristiane e Daniela Dias Farias. Cada uma tem um pequeno empreendimento na área gastronômica e procuraram o curso para poder alavancar os seus negócios. Cristiane, conhecida como a tia do churrasquinho, foi quem apresentou a oportunidade para a irmã e outras amigas. “Quando aparece uma chance dessa nós temos que aproveitar. Estamos aqui para agregar conhecimento e gerar mais renda para as nossas casas”, revelou.

Além da formação – No último dia do curso, 27, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo vai apresentar o programa de microcrédito Mais Crédito Juro Zero, que subsidia os juros de contratos de empréstimo para microempreendedores formais ou informais registrados no Cadastro Único (CadÚnico). Serão explicadas as etapas para solicitação de crédito e os valores disponíveis. Além das 30 horas de aulas presenciais, todos os empreendedores receberão, ao final, a arte de um logo que poderá ser usada nos seus negócios. Além disso, passarão por um período de 90 dias de incubação com a Besouro, quando terão consultas e mentorias específicas.

Parceiros – O projeto conta também com o apoio do Supermercado Kan, que oferece o coffee break todos os dias para os estudantes. Além da Escola de Samba Estado Maior da Restinga, que sede o espaço, e o projeto Impulsion@.

 

Eduarda Alcaraz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes