Empossadas as novas dirigentes e integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

30/05/2022 18:00

Nesta segunda-feira, 30, ¬†o secret√°rio de Desenvolvimento Social, L√©o Voigt,¬†deu posse √†s novas componentes do Conselho Municipal da Mulher (Comdim). O ato foi realizado na Casa dos Conselhos. Para marcar o inicio da¬†nova gest√£o, √†s 19h30 haver√° uma live no facebook do conselho sobre a viol√™ncia sexual e a sa√ļde da mulher. ¬†¬†

O conselho √© composto por sete representantes governamentais e 14 representantes da sociedade civil,, em conson√Ęncia com a Lei Complementar 347, de 30 de maio de 1995, alterada pela Lei Complementar 659, de 7 de dezembro de 2010. As novas integrantes foram eleitas em fevereiro de 2022 para um¬†mandato de dois anos. A¬†nominata foi publicada¬†na portaria 200/22,¬†no Di√°rio Oficial do Munic√≠pio.¬†¬†

O secret√°rio¬†falou sobre a import√Ęncia do ato. ‚ÄúTemos um compromisso para fortalecer o conselho e a pol√≠tica de prote√ß√£o √† mulher. Acelerar tudo o que ficou defasado e dialogar em todas as parcerias poss√≠veis, na garantia dos diretos da mulher‚ÄĚ, afirmou.

A nova presidente do Conselho Municipal, Renata Gabert de Souza, destacou a import√Ęncia do di√°logo e persist√™ncia para conseguir os resultados almejados. ‚ÄúAs mulheres s√£o multifuncionais, guerreiras, mas tamb√©m precisam de apoio e de suporte. Ofereci ao Comdim minha capacidade de luta, para garantir nossos espa√ßos, nossos direitos e for√ßa para nunca desistir‚ÄĚ, enfatizou.

Perfil - O Comdim é um órgão de caráter permanente, com competência propositiva, consultiva, fiscalizadora, normativa e deliberativa, no que se refere às matérias pertinentes aos Direitos das Mulheres e está vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi criado pela Lei Complementar n¬ļ 347, de 30 de maio de 1995. As representantes n√£o governamentais s√£o indicadas pelo F√≥rum Municipal da Mulher, que √© uma inst√Ęncia pol√≠tica do movimento de mulheres e feminista de Porto Alegre.

Tamb√©m participaram da solenidade de posse a vereadora Laura Sito, a ju√≠za do Trabalho, representante do TRT 4, Mariana Picoli Lerina, a dirigente do N√ļcleo de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria P√ļblica RS, Tatiana Boeira, a vice-presidente da comiss√£o da Mulher Advogada da OAB/RS, Maximilia Silva de Paula, a presidente nacional do F√≥rum de Mulheres de Partido, Miguelina Vecchio, e a coordenadora dos Diretos da Mulher da SMDS, Fernanda Mendes Ribeiro.

Dirigentes empossadas

Presidência
Renata Gabert de Souza, da Ação da Mulher Trabalhista AMT-PDT/POA

1ª Vice-Presidência